You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Andressa Bernardo da-
dc.contributor.authorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:40Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 634-642-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141834-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141834-
dc.description.abstractA arte e o brincar são experiências fundamentais para a criança de 0 à 3 anos, seus benefícios repercutem no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e de valores culturais. As observações iniciais no Estágio Supervisionado I, do Curso de Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas, que mostraram as dificuldades dos educadores em assegurar momentos nos quais as linguagens artísticas e lúdicas ocorressem. O objetivo deste relato é apresentar as observações realizadas por uma aluna de licenciatura sobre as experiências propostas pelos educadores no cotidiano de uma creche conveniada, no interior de São Paulo. Duas turmas foram observadas, berçário e maternal I, no período da manhã, no decorrer de 2013. O que gerou as questõessão assegurados os direitos da criança à ação lúdica e artística prevista nos documentos oficiais brasileiros? Quais são os espaços, tempos e objetos oferecidos pelos educadores para que a arte e o brincar sejam assegurados às crianças de 0 a 3 anos nas escolas de Educação Infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta e análise descritiva e interpretativa das experiências lúdicas e artísticas, foram baseados nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – Dimensão Multiplicidade de experiências e linguagens (BRASIL, 2009) e Critérios de Atendimento em Creches - Nossas crianças têm direito à brincadeira (BRASIL, 2009). As observações realizadas, a partir do referencial teórico adotado, sugerem que as experiências lúdico e artísticas com as crianças em poucas vezes atendiam aos parâmetros dos documentos nacionais, os cuidados com a alimentação e higiene, ainda, são priorizados em relação ao educar.pt
dc.format.extent634-642-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectLinguagens artística e lúdicapt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.titleFormação inicial de professores a partir das linguagens artísticas e lúdicas na educação infantil: um relato de experiênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação Gráfica, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-634-642.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.