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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141837
Título: 
Inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
As malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna. Na fase escolar, a criança com malformação de orelha pode ter sua aprendizagem prejudicada não somente pela sua deficiência auditiva e/ou estética, mas também pela maneira como se estruturam as propostas educacionais das escolas brasileiras. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um programa educacional para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (avaliado por 46 juízes da área de Fonoaudiologia). A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos (sem malformações craniofaciais) de uma escola estadual. Em seguida, estes alunos repassaram o conteúdo para outros 200 alunos da escola. Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas do conteúdo, com valores acima de 75% de aprovação. Os alunos apresentaram bom índice de aprendizado e as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais dos alunos. Concluiu-se que a implementação do programa, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, é uma proposta viável para os participantes e sugere-se reaplicação a outros escolares.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9255-9267
Duração: 
9255-9267
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Malformação
  • Educação em saúde
  • Educação a distância
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141837
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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