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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141837
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Valdéia Vieira de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, João Candido | - |
dc.contributor.author | Blasca, Wanderléia Quinhoneiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:01Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9255-9267 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141837 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141837 | - |
dc.description.abstract | As malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna. Na fase escolar, a criança com malformação de orelha pode ter sua aprendizagem prejudicada não somente pela sua deficiência auditiva e/ou estética, mas também pela maneira como se estruturam as propostas educacionais das escolas brasileiras. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um programa educacional para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (avaliado por 46 juízes da área de Fonoaudiologia). A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos (sem malformações craniofaciais) de uma escola estadual. Em seguida, estes alunos repassaram o conteúdo para outros 200 alunos da escola. Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas do conteúdo, com valores acima de 75% de aprovação. Os alunos apresentaram bom índice de aprendizado e as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais dos alunos. Concluiu-se que a implementação do programa, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, é uma proposta viável para os participantes e sugere-se reaplicação a outros escolares. | pt |
dc.format.extent | 9255-9267 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Malformação | pt |
dc.subject | Educação em saúde | pt |
dc.subject | Educação a distância | pt |
dc.title | Inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9255-9267.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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