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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Valdéia Vieira de-
dc.contributor.authorFernandes, João Candido-
dc.contributor.authorBlasca, Wanderléia Quinhoneiro-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9255-9267-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141837-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141837-
dc.description.abstractAs malformações de orelha são anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento embrionário e podem acometer a orelha externa, média e/ou interna. Na fase escolar, a criança com malformação de orelha pode ter sua aprendizagem prejudicada não somente pela sua deficiência auditiva e/ou estética, mas também pela maneira como se estruturam as propostas educacionais das escolas brasileiras. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um programa educacional para alunos do ensino fundamental, utilizando a teleducação interativa do Projeto Jovem Doutor, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo no âmbito escolar. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase foi constituída pela construção de um conteúdo educacional (avaliado por 46 juízes da área de Fonoaudiologia). A segunda fase constituiu da aplicação do conteúdo para 18 alunos (sem malformações craniofaciais) de uma escola estadual. Em seguida, estes alunos repassaram o conteúdo para outros 200 alunos da escola. Os resultados mostram que a maioria dos juízes apresentou apreciações positivas do conteúdo, com valores acima de 75% de aprovação. Os alunos apresentaram bom índice de aprendizado e as professoras atribuíram alta importância para o repertório de habilidades sociais dos alunos. Concluiu-se que a implementação do programa, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou média, no âmbito escolar, é uma proposta viável para os participantes e sugere-se reaplicação a outros escolares.pt
dc.format.extent9255-9267-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectMalformaçãopt
dc.subjectEducação em saúdept
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.titleInclusão do deficiente auditivo com malformação de orelha externa e/ou médiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9255-9267.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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