Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141839
- Title:
- Produção didática coletiva e formação continuada de professores: proposta de curso de especialização
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- O presente trabalho relata a experiências de uma proposta de formação continuada de professores de ciências concebida com o objetivo de envolver os participantes na elaboração, realização e avaliação de atividades didáticas de Astronomia para a educação básica por meio de diferentes recursos (aulas temáticas, mídia impressa e digital) e interações sociais orientadas pela teoria sócio-histórica. Também discutimos sobre a contribuição de estratégias de formação tais como a participação dos professores-alunos ministrando oficinas para outros professores e apresentação de painéis e comunicações orais em eventos da área de ensino de ciências relatando as atividades didáticas desenvolvidas bem como suas reflexões sobre elas. A proposta foi implementada por meio de um curso presencial de Especialização em Ensino de Astronomia oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades em colaboração com o Instituto de Física e a Estação Ciência e reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com carga horária de 360h distribuídas em dois anos, participaram do curso 30 professores da educação básica da rede pública de São Paulo.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1008-1020
- 1008-1020
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141839
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.