Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Rui Manoel de Bastos | - |
dc.contributor.author | Santos, Emerson Izidoro dos | - |
dc.contributor.author | Piassi, Luis Paulo | - |
dc.contributor.author | Gaspar, Alberto | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:01Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1008-1020 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141839 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141839 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata a experiências de uma proposta de formação continuada de professores de ciências concebida com o objetivo de envolver os participantes na elaboração, realização e avaliação de atividades didáticas de Astronomia para a educação básica por meio de diferentes recursos (aulas temáticas, mídia impressa e digital) e interações sociais orientadas pela teoria sócio-histórica. Também discutimos sobre a contribuição de estratégias de formação tais como a participação dos professores-alunos ministrando oficinas para outros professores e apresentação de painéis e comunicações orais em eventos da área de ensino de ciências relatando as atividades didáticas desenvolvidas bem como suas reflexões sobre elas. A proposta foi implementada por meio de um curso presencial de Especialização em Ensino de Astronomia oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades em colaboração com o Instituto de Física e a Estação Ciência e reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com carga horária de 360h distribuídas em dois anos, participaram do curso 30 professores da educação básica da rede pública de São Paulo. | pt |
dc.format.extent | 1008-1020 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Produção didática coletiva e formação continuada de professores: proposta de curso de especialização | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Física (IF), São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-1008-1020.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.