You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Rui Manoel de Bastos-
dc.contributor.authorSantos, Emerson Izidoro dos-
dc.contributor.authorPiassi, Luis Paulo-
dc.contributor.authorGaspar, Alberto-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1008-1020-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141839-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141839-
dc.description.abstractO presente trabalho relata a experiências de uma proposta de formação continuada de professores de ciências concebida com o objetivo de envolver os participantes na elaboração, realização e avaliação de atividades didáticas de Astronomia para a educação básica por meio de diferentes recursos (aulas temáticas, mídia impressa e digital) e interações sociais orientadas pela teoria sócio-histórica. Também discutimos sobre a contribuição de estratégias de formação tais como a participação dos professores-alunos ministrando oficinas para outros professores e apresentação de painéis e comunicações orais em eventos da área de ensino de ciências relatando as atividades didáticas desenvolvidas bem como suas reflexões sobre elas. A proposta foi implementada por meio de um curso presencial de Especialização em Ensino de Astronomia oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades em colaboração com o Instituto de Física e a Estação Ciência e reconhecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. Com carga horária de 360h distribuídas em dois anos, participaram do curso 30 professores da educação básica da rede pública de São Paulo.pt
dc.format.extent1008-1020-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleProdução didática coletiva e formação continuada de professores: proposta de curso de especializaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP), Instituto de Física (IF), São Paulo, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), São Paulo, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1008-1020.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.