You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Tânia Cristina Arantes Macedo de-
dc.contributor.authorTrevisan, Ligia Maria Vettorato-
dc.contributor.authorRocha, Guaracy Tadeu-
dc.contributor.authorBertolucci, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.authorSilveira, Ghisleine Trigo-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:42Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8259-8270-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141840-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141840-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar e discutir o processo de composição das provas do SARESP 2012 nas áreas de Ciências e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) aplicadas aos alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede de ensino pública estadual paulista, de modo a motivar a inclusão da metodologia da avaliação do SARESP como parte da prática pedagógica em Ciências e Ciências da Natureza. As provas foram montadas a partir da seleção de itens pré-testados e segundo critérios estabelecidos, tais como características estatísticas do item, articulação com a Matriz de Referência para Avaliação do SARESP, presença de itens de ligação, dentre outros. As provas permitiram um diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência dos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, apontando avanços quer na série histórica de edições do SARESP, quer ao longo da trajetória escolar dos alunos. A Escala de Proficiência, construída pela descrição das habilidades que os alunos demonstram em cada um dos pontos da escala, possibilita ao professor conhecer o modelo de situação problema que pode ser trabalhado para abordar os conhecimentos associados ao domínio das habilidades de um determinado ponto, possibilita ao professor trazer ao ambiente de aprendizagem situações problema cuja solução depende dos conhecimentos e habilidades característicos de cada nível, tanto para fortalecer a aquisição dos conhecimentos e o desenvolvimento das habilidades quanto para motivar a abordagem de conteúdos mais complexos, associados a habilidades que compõem níveis mais altos de proficiência.pt
dc.format.extent8259-8270-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectSARESPpt
dc.subjectCiências da naturezapt
dc.titlePolítica pública de avaliação externa: a construção de instrumentos de avaliação de ciências da natureza e sua contribuição à prática pedagógicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFundação para o Vestibular da Unesp (VUNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Genética, Instituto de Biociências de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8259-8270.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.