You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvarenga, Sandra Aparecida Vestri-
dc.contributor.authorNakazato, Roberto Zenhei-
dc.contributor.authorDutra, Conceição Aparecida Matsumoto-
dc.contributor.authorSena, Galeno José de-
dc.contributor.authorReda, Marcos Humberto-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:43Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4743-4752-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141841-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141841-
dc.description.abstractEste trabalho relata o oferecimento de um curso de curta duração (34 horas) aos professores da rede pública que atuam nas escolas da região de Guaratinguetá – SP. O curso, presencial, foi realizado em seis encontros, aos sábados, entre 04 de agosto a 22 de setembro de 2012, nas dependências da UNESP – Campus de Guaratinguetá. O conteúdo do curso foi relacionado ao tema Energia e Meio Ambiente, sob o olhar da Química. Cada encontro contemplou uma apresentação teórica sobre o assunto abordado, propostas para a realização de atividades experimentais (enfatizando o uso de materiais de fácil aquisição e grau de periculosidade mínimo), realização dos experimentos por grupos de dois ou três professores-participantes e discussão das atividades realizadas. Além disso, os professores participantes utilizaram a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” para desenvolvimento de um projeto de ensino junto a seus alunos, que foi apresentado no último encontro para o grupo de professores-participantes e docentes responsáveis pelo oferecimento do curso. O curso foi bem recebido pelos professores participantes e, mesmo com a diversidade na formação profissional (Química, Engenharia Química, Biologia, Ciências Biológica e Física-Licenciatura), observou-se um grande interesse dos participantes revelado pelos questionamentos sobre a teoria e a realização dos experimentos. Foi também uma oportunidade de aproximação entre educadores do Ensino Básico e a Universidade.pt
dc.format.extent4743-4752-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectQuímicapt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.titleUm curso de química com enfoque na contextualização e interdisciplinaridade para professores do ensino básicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionDiretoria de Ensino de Guaratinguetá-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.description.affiliationDiretoria de Ensino de Guaratinguetá, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Física e Química, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4743-4752.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.