Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Manttuy, Edivaldo de Jesus | - |
dc.contributor.author | Galante, Celiana Cristina Tessaro | - |
dc.contributor.author | Araujo, Simoni Carla Alves de | - |
dc.contributor.author | Catarucci Sobrinho, André | - |
dc.contributor.author | Delsin, Francisco Penha | - |
dc.contributor.author | Haga, Kuniko Iwamoto | - |
dc.contributor.author | Haga, Mario Susumo | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:44Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-3609 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141846 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141846 | - |
dc.description.abstract | Para muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos. | pt |
dc.format.extent | 3599-3609 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Avaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletiva | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Escola Estadual José Joaquim dos Santos | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Escola Estadual José Joaquim dos Santos, Três Fronteiras, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.