You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorManttuy, Edivaldo de Jesus-
dc.contributor.authorGalante, Celiana Cristina Tessaro-
dc.contributor.authorAraujo, Simoni Carla Alves de-
dc.contributor.authorCatarucci Sobrinho, André-
dc.contributor.authorDelsin, Francisco Penha-
dc.contributor.authorHaga, Kuniko Iwamoto-
dc.contributor.authorHaga, Mario Susumo-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:02Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:44Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3599-3609-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141846-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141846-
dc.description.abstractPara muitos alunos, é fundamental proporcionar oportunidades e momentos em que possam refletir sobre seus conhecimentos apreendidos nas suas ações no ambiente escolar, sobre a sua postura de aprendiz diante daquilo que lhe é oferecido na educação formal diferenciado das práticas escolares tradicionais, o presente relato tem a intenção de apresentar resultados de um processo de avaliação com uma proposta diferenciada que pode levar o aluno a refletir sobre suas ações na escola e compreenda melhor o seu rendimento com práticas de autoverificação da aprendizagem contínua que são trabalhadas em três momentos: a aplicação, a retomada de estudos com reflexões individuais e coletivas sobre respostas corretas e incorretas e a reaplicação. A metodologia contempla a conciliação de fundamentos da avaliação somativa com os de avaliação formativa. A proposta foi trabalhada pela equipe gestora com os professores das componentes curriculares do Ensino Médio da escola proporcionando resultados que permite avalizar a metodologia mais motivadora do que com métodos tradicionais de aulas expositivas e avaliações somativas periódicas. Como resultado importante, entre outros, podemos registrar a progressão verificada nos rendimentos dos alunos em avaliações internas e externas como SARESP, Prova Brasil e ENEM dos últimos anos.pt
dc.format.extent3599-3609-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleAvaliação: reflexão sobre a aprendizagem individual e coletivapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionEscola Estadual José Joaquim dos Santos-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationEscola Estadual José Joaquim dos Santos, Três Fronteiras, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Biologia e Zootecnia, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3599-3609.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.