Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bozelli, Fernanda Cátia | - |
dc.contributor.author | Selingardi, Gabriela | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Daiana Braga de Almeida | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Wilians Roberto | - |
dc.contributor.author | Castro, Maria Rita de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:45Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 52-63 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141849 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141849 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, de abordagem qualitativa, procurou analisar, por meio de narrativas, as experiências vivenciadas e o processo de constituição docente de três licenciandos de um curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Estadual, que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com uma escola pública da rede estadual de São Paulo. O registro das experiências e vivências docentes dos futuros professores foi realizado por meio de narrativas, as quais se mostraram importantes ao possibilitar, posteriormente, a reflexão dos licenciandos sobre suas experiências docentes quanto a expectativas, sentimentos e posicionamentos quanto ao exercício da profissão frente a realidade escolar, permitindo, então, a compreensão sobre o processo de ser e fazer-se professor. Dessa forma, as narrativas, como se buscou apresentar neste trabalho, representam uma estratégia vantajosa, pois permitiu que os licenciandos, ao narrar pudessem refletir sobre sua formação, a prática docente e a legitimação das experiências vivenciadas junto aos professores da escola. Além disso, mostrou-se um importante recurso na produção de sentido à experiência humana e, de modo específico a experiência docente. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 52-63 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | A experiência da iniciação a docência na formação de futuros professores de física por meio do uso de narrativas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Escola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-52-63.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.