Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141851
- Title:
- Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Escola Estadual de Urubupungá
- 2357-7819
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378
- 1367-1378
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141851
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.