Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141851
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bozelli, Fernanda Cátia | - |
dc.contributor.author | Ramalho, André | - |
dc.contributor.author | Zuri, Kamila Paula Santos | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Diego Henrique Oliveira | - |
dc.contributor.author | Castro, Maria Rita de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:45Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:47:02Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141851 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141851 | - |
dc.description.abstract | A forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 1367-1378 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Análise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a física | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Escola Estadual de Urubupungá | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Escola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.