You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141851
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia-
dc.contributor.authorRamalho, André-
dc.contributor.authorZuri, Kamila Paula Santos-
dc.contributor.authorBarbosa, Diego Henrique Oliveira-
dc.contributor.authorCastro, Maria Rita de-
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:02Z-
dc.date.available2016-07-19T13:00:45Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1367-1378-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141851-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141851-
dc.description.abstractA forma como é trabalhada as aulas de Física pode incorrer no risco de se reduzir o conhecimento e a cultura dos alunos tornando-o inclusive um ensino desumanizado, uma vez que não permite ao aluno a dúvida e o questionamento, apenas a certeza de que a ciência é um produto acabado e que ao aluno cabe somente acumular conteúdos. Este trabalho procurou analisar as concepções e o conhecimento de 36 alunos, do primeiro ano do ensino médio, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, referente a alguns dos cientistas que tiveram grande importância na Física. O trabalho, desenvolvido por licenciandos em Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as ações/atividades junto ao professor supervisor, na escola parceira, diz respeito a atividade denominada “Conhecendo alguns cientistas”, a qual constava da passagem do vídeo Mentes Brilhantes”, que falava sobre os cientistas Galileu Galilei, Isaac Newton, Albert Einstein e Stephen Hawking, quanto as suas histórias de vida, estudos e descobertas. Por meio de um questionário foram analisadas as respostas dos alunos sobre suas concepções e conhecimentos acerca dos mesmos. Verificou-se que o conhecimento dos alunos sobre os cientistas era superficial ou inexistente. Ao mesmo tempo, é passível de se verificar também que, ao mesmo tempo em que demonstravam desconhecimento, também se mostravam pouco interessados em conhecer ou discutir o significado de terem que ter tal conhecimento.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent1367-1378-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleAnálise das concepções e conhecimentos dos alunos acerca da vida e obra dos cientistas e sua relevância para a físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionEscola Estadual de Urubupungá-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationEscola Estadual de Urubupungá, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1367-1378.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.