You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141854
Title: 
Prática de mediação da aprendizagem com uma avaliação formativa na escola pública
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
Um trabalho de pesquisa está sendo desenvolvido, em escolas publicas estaduais paulistas da região noroeste do Estado, fundamentado na teoria da avaliação para a aprendizagem associadas aos fundamentos das teorias da educação. Com o objetivo de pesquisar a possibilidade de mediar aprendizagem através de avaliação da aprendizagem com “feedback”, entre aplicação e reaplicação principalmente proporcionando um processo de recuperação contínua. Foram aplicadas provas em dois momentos: a aplicação, sem conhecimento das questões, abrangentes à matéria; cada prova constando de 4 a 5 questões para grupos de 4 a 5 alunos. Na reaplicação, as provas constaram das mesmas questões da aplicação, mantendo uma questão de cada prova da aplicação e importando as demais das provas resolvidas pelos seus pares na aplicação. Cópias das provas de aplicação, resolvidas pelos integrantes do grupo de estudo, corrigidas ou não de acordo com a escolaridade, foram disponibilizadas para os grupos estudarem para a reaplicação. A primeira escola iniciou o projeto em 2007. Encontrava-se em 2006, em 28º lugar entre 33 da região; em 2008, subiu para 14º lugar e, em 2010, 1º lugar na região e 16º lugar no Estado; o IDESP 2012 do Ensino Médio desta escola alcançou o 11º melhor índice do Estado com IDESP 120% acima da meta da SEE/SP. A partir do 2º semestre de 2011, três novas escolas adotaram a proposta e, em duas, os resultados promissores já se fizeram notar. Uma boa aula ajuda, mas os resultados mostram que a mudança da cultura escolar para aprendizagem.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4335-4347
Time Duration: 
4335-4347
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141854
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.