You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaymundo, Sonia Marta Rodrigues [UNESP]-
dc.contributor.authorMacedo, Pedro Lopes da Silva-
dc.date.accessioned2016-07-25T18:43:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:07Z-
dc.date.available2016-07-25T18:43:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:07Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141915-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141915-
dc.description.abstractA improvisação livre, por suas características sui generis, traz ao campo da preparação para performance uma problemática diversa daquela encontrada a partir do seu estudo fundado na música tradicional, idiomática, seu objeto preferencial. Este trabalho investiga os elementos e a eficácia da preparação para a performance do contrabaixo na improvisação livre, visando a um só tempo contribuir para o estudo da preparação para performance musical, como também fornecer subsídios para a preparação e prática da improvisação livre no contrabaixo. A partir de uma revisão bibliográfica sobre os temas da improvisação livre e da preparação para performance, busca-se definir os elementos específicos necessários à preparação para performance da improvisação livre, fazendo uma análise de sua aplicação na preparação para performance musical. Discute-se também as bases conceituais da improvisação livre, buscando uma maior compreensão desta prática. Por fim, sugere-se guias para a prática da improvisação livre no contrabaixo através de estratégias e exercícios, com o intuito de estimular o conhecimento e o uso desta prática entre estudantes e músicos em geral.pt
dc.description.abstractFree improvisation, regarding its unique characteristics, brings to the performance field of research a diverse problematic that is found in studies based on the traditional, idiomatic music, its preferential object. This work investigates the elements and efficiency of the free improvisation performance preparation on the double bass, aiming both to contribute to the musical performance study and to provide subsidies to the free improvisation preparation and practice on that instrument. From a literature review on the themes related to the free improvisation and performance preparation, this paper seeks to define the specific elements needed to the free improvisation performance preparation, analyzing its application in musical performance, broad sense. It also discusses the conceptual basis of the free improvisation, in order to enlarge this practice’s comprehension. Guides to the initial approach to free improvisation on the double bass are presented, in order to stimulate the student and general musician to this practice.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectLivre improvisaçãopt
dc.subjectPreparação para performancept
dc.subjectContrabaixo contemporâneopt
dc.subjectFree improvisationen
dc.subjectPerformance preparationen
dc.subjectContemporary double bassen
dc.titleA preparação para performance de livre improvisação no contrabaixopt
dc.title.alternativePreparation for free improvisation performance on the double bassen
dc.title.alternativeLa preparación para performance de improvisación libre en el contrabajoes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000870890pt
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.