You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Iveta Maria Borges Ávila [UNESP]-
dc.contributor.authorCotrim, Ronaldo Murtinho Braga-
dc.date.accessioned2016-07-29T14:14:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:12Z-
dc.date.available2016-07-29T14:14:46Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:12Z-
dc.date.issued2016-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141964-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141964-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga e reflete em que medida a composição nos projetos musicais da Educação Infantil podem trazer uma educação musical significativa para os alunos. Para tanto teve como objetivos: (1) Descrever e analisar quatro projetos musicais desenvolvidos no contexto da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 2014 e 2015. (2) Focar composições integradas/entrelaçadas aos Projetos, considerando aspectos musicais e humanos; (3) Cartografar esboçando trajetos rizomáticos, criando percursos próprios de docente pesquisador e propositor; (4) Fornecer a professores de música e de outras disciplinas, material de apoio para suas práticas e reflexões em sala de aula. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, Estudo de Caso. Fez-se necessário analisar os aspectos determinantes para a pesquisa: a história de vida do autor; as características da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II e o trabalho por projetos; o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Educação Musical para Educação Infantil do Colégio Pedro II. A partir desta análise foram estudados quatro projetos musicais e suas composições desenvolvidas pelo autor desta pesquisa junto a seus alunos, tendo cada um destes projetos um sistema rizomático próprio, representando sua expansão e suas características.pt
dc.description.abstractThis research is a case study, which investigates and reflects upon how composition can provide meaningful musical education to students in early childhood education. The study aims to (1) Describe and analyze four musical projects developed in the context of Pedro II Early Childhood Education School in the city of Rio de Janeiro during 2014 and 2015; (2) Focus on the compositions linked to the educational projects considering musical and human aspects; (3) Map out the whole process through rhizomes, outlining how the practitioner researcher and the proponent’s paths were developed; (4) Provide specialist teachers and generalist teachers with support material for their classroom practice and reflection. Some key aspects were taken into account in the analysis: the life story of the author; the characteristics of Pedro II School and its educational projects; the Pedagogical and Political Project (PPP) of Musical Education in the Early Childhood Education Section of Pedro II School. Four musical projects and the compositions developed by the author of this research with the students were analyzed, each with its own rhizomatic system, representing its expansion and its features.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectComposiçãopt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectColégio Pedro IIpt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectRizomapt
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectCompositionen
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectCurricular linksen
dc.subjectRhizomeen
dc.titleBrinca Pedro, Pedro canta: a composição nos projetos musicais da educação infantil do Colégio Pedro IIpt
dc.title.alternativePlays Peter , Peter sings: the composition on musical projects of the early childhood education of Pedro II Schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000871365pt
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.