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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCuba, João Pedro Barros-
dc.contributor.authorHansted, Felipe Augusto Santiago-
dc.contributor.authorRoder, Mateus-
dc.contributor.authorSimões, Danilo-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:33:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:24Z-
dc.date.available2016-08-04T13:33:58Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:24Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/313-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142010-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142010-
dc.description.abstractNot observing the adequate luminous flux density on a surface, mainly in closed environment where teaching activities are usually developed, may inflict physically and psychologically hazard upon the alumni, hence compromising their performance. Being that as it may, it was aimed to analyze, on this paper, if the lighting inside classrooms concords to the Brazilian regulator standard 8995:2013. In order to analyze the light level (lux), 8 classrooms of a teaching institute were considered, the data were collected in the daytime and at night. The data analyses allowed to conclude that at night the lighting does not follow the Brazilian standards, thus, it is indispensable the adaptation of luminous sources of the analyzed environment.en
dc.description.abstractA não observância da densidade adequada do fluxo luminoso sobre uma superfície, principalmente em ambientes internos onde são desenvolvidas atividades de ensino, pode acometer os discentes fisicamente e psicologicamente e, por conseguinte comprometer o rendimento escolar. Dessa forma, objetivou-se analisar a iluminância dos interiores de salas de aula em consonância à Norma Brasileira Regulamentadora 8995:2013. Para a análise do nível de iluminância (lux), foram consideradas 8 salas de aula de uma instituição de ensino, tendo os dados obtidos nos períodos diurnos e noturnos. A análise dos dados permitiu concluir que no período noturno a iluminância não está de acordo com o preconizado pela Norma Brasileira Regulamentadora, portanto, é imprescindível a adequação das fontes luminosas dos ambientes analisados.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pesquisa (PROPE UNESP)-
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-4-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectLightingen
dc.subjectLuxen
dc.subjectLuminous fluxen
dc.subjectLuminosidadept
dc.subjectLuxpt
dc.subjectFluxo luminosopt
dc.titleAnálise da iluminância dos interiores das salas de aula de uma instituição pública de ensino superiorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Itapeva, Departamento de Engenharia de Produção, Itapeva, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Itapeva, Departamento de Engenharia de Produção, Itapeva, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-cuba.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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