You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSanches, Júlio Gabriel-
dc.contributor.authorLegendre, Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.authorBoni, Thayz Cristina-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:37Z-
dc.date.available2016-08-04T13:34:22Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:37Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1532-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142106-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142106-
dc.description.abstractThe lack of contextualization of chemical processes covered in class is becoming increasingly difficult for young people learning in high school. Using a teaching chemistry deck of cards, it is possible to increase the students' interest and understanding. Through research and correlations with other games, a first deck prototype was developed with 52 cards grouped in 4 different suits, being that each suit represents an organic function and each set of 13 cards of the same suit follows a sequence of number of carbon atoms in the structure. The development of the game took place through tests with the group members and as soon as the card sets are made, they with be applied to high school students as an additional resource to the exercise of concepts learned in class.en
dc.description.abstractA falta de contextualização dos processos químicos abordados em aula está tornando cada vez mais difícil o aprendizado de jovens no Ensino Médio. Utilizando um baralho didático de química, é possível fazer com que o interesse dos alunos e o entendimento dos mesmos nas aulas de química aumentem. Através de pesquisas e correlações com outros jogos, o primeiro protótipo do baralho foi desenvolvido com 52 cartas agrupadas em 4 naipes diferentes, sendo que cada naipe representa uma função orgânica e cada conjunto de 13 cartas de um mesmo naipe obedece a uma sequência de número de átomos de carbono na estrutura. O desenvolvimento do jogo se deu através dos testes feitos com os integrantes do grupo e, assim que os conjuntos de cartas forem confeccionados, o baralho será aplicado a alunos do Ensino Médio como recurso adicional ao exercício dos conceitos aprendidos em aula.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-4-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectCard gamesen
dc.subjectEducational gameen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectJogos de cartaspt
dc.subjectBaralho didáticopt
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.titleDesenvolvimento de baralho didático para o ensino de químicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Nove de Julho (UNINOVE), Campinas, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Química, Bauru, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-sanches.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.