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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142129
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntonio, Samanta Ferreira Silva-
dc.contributor.authorLanghi, Rodolfo-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:40Z-
dc.date.available2016-08-04T13:34:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:40Z-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1125-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142129-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142129-
dc.description.abstractMore than 2000 years, a Greek named Eratosthenes, employer of the library of Alexandria, ingeniously the dimensions of the Earth using basic trigonometry and astronomy basics, observing the shadows of certain objects in two different cities during the solar noon. From this historical fact Eratosthenes Project aims to develop and implement ongoing training actives of teachers in relation to the construction of their autonomy (Contreras, 2002) education in the fundamental series. Argentina coordinates the international project, with Brazil participating since 2010. The didactic astronomical observatory “Lionel José Andriatto” UNESP Bauru, promotes provide tools that seek didactic autonomy of the professed, but also carry out experiments that denote the importance of history of science in out daily lives.en
dc.description.abstractHá mais de 2000 anos, um grego chamado Eratóstenes, funcionário da biblioteca de Alexandria, mediu engenhosamente as dimensões do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, observando as disposições das sombras de determinados objetos em duas cidades diferentes durante o meio dia solar. A partir desse fato histórico o Projeto Eratóstenes tem por objetivo desenvolver e aplicar ações de formação continuada de professores em relação à construção de sua autonomia (Contreras, 2002) relacionando diretamente o ensino de astronomia nas series fundamentais. A Argentina coordena o projeto internacionalmente, tendo o Brasil participante desde 2010. O observatório astronômico didático “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru, promove a divulgação de tal tema a fim de proporcionar ferramentas que busquem a autonomia didática do professor, mas também realizar experiências que denotem a importância da história da ciência no nosso cotidiano.pt
dc.format.extent1-5-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectEratosthenesen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectScientific disclosureen
dc.subjectEratóstenespt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectDivulgação cientificapt
dc.titleProjeto Eratóstenes Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-05-antonio.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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