You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilvestrini, Luiz Henrique da Cruz-
dc.contributor.authorSoares, Marcelo Reicher-
dc.contributor.authorBoato, Luis Felipe Salvador-
dc.contributor.authorDua, Alessa-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:34:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:47:41Z-
dc.date.available2016-08-04T13:34:26Z-
dc.date.available2016-10-25T21:47:41Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/998-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142131-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142131-
dc.description.abstractThe results released by the Programme for International Student Assessment (PISA), in the edition of 2012, have culminated in the negative emphasis on the logical reasoning of Brazilian students, who apparently reason linearly, without being able to infer from minimal abstractions. On this environment, we establish research fronts linked to the Extension Project entitled "logical reasoning, analytical and quantitative: a tool for rational inclusion" by the Department of Mathematics, School of Sciences from UNESP, Bauru campus. In this presentation, we show how the acquisition of logical reasoning elements, be it analytical or quantitative, previously acquired, can contribute to the student's ability to solve logical/mathematical problems applied to real life.en
dc.description.abstractOs resultados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), na edição de 2012, culminaram no destaque negativo para o raciocínio lógico dos estudantes brasileiros, os quais, aparentemente, raciocinam de forma linear, sem ser capazes de inferir a partir de abstrações mínimas. A partir deste panorama, pudemos estabelecer frentes de investigação vinculadas ao Projeto de Extensão “Raciocínio lógico, analítico e quantitativo: uma ferramenta para a inclusão racional” realizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru. Nesta apresentação, mostramos como a aquisição de elementos de raciocínio lógico analítico e quantitativo, previamente adquiridos, podem contribuir na capacidade do aluno em resolver problemas lógicos/matemáticos aplicados à vida real.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-4-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectLogical reasoningen
dc.subjectMathematical languageen
dc.subjectPISA programmeen
dc.subjectRaciocínio lógicopt
dc.subjectLinguagem matemáticapt
dc.subjectAvaliação PISApt
dc.titleRaciocínio lógico como recurso metodológico e o legado da avaliação do PISApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-silvestrini.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.