You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBertolucci, Cíndila-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Stefanelli-
dc.contributor.authorCosta, Tânia Marcia-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:36:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:48:55Z-
dc.date.available2016-08-04T13:36:02Z-
dc.date.available2016-10-25T21:48:55Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1080-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142642-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142642-
dc.description.abstractBetween March and November 2014, CLP students carried out a project in the Raquel de Castro Municipal School, Parque Bitarú, São Vicente. With a playful and spontaneous way of teaching, we tried to introduce zoology, ecology, preservation and recycling concepts to 5 th year elementary students. Upon evaluation of the school’s Science program, we presented the topics and created links between each lesson so to facilitate the students’ comprehension while also gradually increasing their participation in class. Once the lesson period was over, we promoted “creative building sessions” utilizing recycled house waste in order to produce sea creatures made out of reutilized material, aka “pets”. By the end of it, the children revisited themes originally discussed in class, this time with a more holistic and critical view.en
dc.description.abstractEntre março e novembro de 2014, alunos do CLP desenvolveram um projeto na EMEF Raquel de Castro, Parque Bitarú, São Vicente. Baseada em uma metodologia lúdica e com atividades teóricas e práticas, nosso objetivo foi despertar o interesse dos estudantes do quinto ano do ensino fundamental nos tópicos de zoologia, ecologia, preservação ambiental e, finalmente, reciclagem. Após análise das deficiências no conteúdo programático da disciplina de Ciências (avaliadas com questionário específico), ministraram-se aulas para introduzir os principais pontos de cada novo tema. Cada aula subsequente estava relacionada à anterior; tal abordagem permitiu uma sequência lógica ao entendimento dos assuntos tratados e um aumento gradual na interação dos alunos com o restante da classe. Finalizadas as aulas, foram elaboradas oficinas com material reciclável a fim de produzir os animais marinhos, “pets”. Ao fim da atividade, houve um retorno aos temas abordados no começo do projeto com objetivo de reunir todas as informações previamente apresentadas sob uma visão ampla e crítica.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-8-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiologyen
dc.subjectRecyclingen
dc.subjectResidueen
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectReutilizaçãopt
dc.subjectResíduospt
dc.titlePet-Mar: o uso da reciclagem para o conhecimento dos animais marinhospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de São Vicente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-08-bertolucci.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.