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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142670
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorArcay, Jeniffer Carminati da Silva Morales-
dc.contributor.authorRocha, Paulo Ricardo Higassiaraguti-
dc.contributor.authorRicco, Ana Claudia-
dc.contributor.authorNakamura, Loren Mitsue-
dc.contributor.authorMalvezzi, Luis Eduardo-
dc.contributor.authorHiraga, Cynthia Yukiko-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:36:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:48:59Z-
dc.date.available2016-08-04T13:36:09Z-
dc.date.available2016-10-25T21:48:59Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1559-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142670-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142670-
dc.description.abstractThe present study aimed to examine the body mass index (BMI), the motor coordination and physical fitness of children from elementary school in the city of Rio Claro. Some children have difficulties in performing simple motor actions of everyday life and are consistently behind of their typically developing peers in terms of motor coordination. Children with such motor difficulties adopt a more sedentary lifestyle, which brings the increase of body weight (fat tissue) and reduced physical fitness. Generally, the children became less active in recent decades perhaps due to the focus of the physical education classes (not for health promotion), decreased participation in other practices (sports, leisure) and the easy access to children of all ages to the technologies associated with entertainment and communication. The results of this study demonstrate the importance of these variables to monitor and intervene in child development. Although the sample was convenient, the results can reasonably reflect the physical and motor development of children in general.en
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo examinar o índice de massa corporal (IMC), a coordenação motora e a aptidão física de crinaças do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino do município de Rio Claro. Algumas crianças encontram dificuldades em realizar ações motoras simples do dia-a-dia e mostram-se muito defasados motoramente, quando comparados ao resto da população. As crianças com dificuldades motoras adota um estilo mais sedentário, o que traz como consequência o aumento do peso (e gordura) corporal e aptidão física. De modo geral, as crianças tornaram-se menos ativas nas últimas décadas, seja pelo enfoque das aulas de Educação Física, diminuição da participação em outras práticas (esportes, lazer) e também pelas comodidades das tecnologias associadas ao entretenimento e comunicação. Os resultados do presente estudo demonstram a relevância dessas variáveis para acompanhar e intervir no desenvolvimento infantil. Ainda que a amostra tenha sido o de conveniência, a mesma pode refletir razoavelmente o desenvolvimento motor e físico da população infantil.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-4-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectPhysical fitnessen
dc.subjectMotor coordinationen
dc.subjectBody mass indexen
dc.subjectAptidão físicapt
dc.subjectCoordenação motorapt
dc.subjectÍndice de massa corporalpt
dc.titleAptidão física, índice de massa corporal e avaliação da coordenação motora em escolares do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-arcay.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
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