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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142775
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dc.contributor.authorSimões, Alexandre da Silva-
dc.contributor.authorOkano, Rodrigo Yuji-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:36:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:14Z-
dc.date.available2016-08-04T13:36:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:14Z-
dc.date.issued2015-09-16-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1033-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142775-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142775-
dc.description.abstractUniversity choirs historically play an important role as a complementary training tool for higher education students, with significant impacts on the development of citizenship, social integration and establishment of a multicultural vision, as well as they are capable to allow and reinforce the permanent exchange of values between the university and the society. However, several questions can be formulated about this process: what are the real social and educational potentials of this practice? What are the main contributions of this practice to the formation of the individuals? Which values are more usually reinforced by this sharing process between university and society? This work presents a reflection about the impact of this activity and presents a study carried out with choristers, ex-choristers and people potentially interested in the university choir at the Sorocaba Campus of UNESP, where the formation of engineers is predominant, about the importance of this practice to the formation of individuals and citizens.en
dc.description.abstractOs corais universitários historicamente exercem importante papel como ferramenta de formação complementar para o aluno de cursos superiores, com significativos impactos na formação da cidadania, integração social e estabelecimento de uma visão multicultural, bem como constituem-se como elementos capazes de propiciar e reforçar a troca continuada de valores entre universidade e sociedade. Contudo, diversas questões podem ser levantadas nessa relação: quais os reais potenciais socioeducativos dessa prática? Quais as maiores contribuições para a formação do indivíduo? Quais os valores mais usualmente reforçados nessa troca entre a universidade e a sociedade? O presente trabalho promove uma reflexão sobre os impactos desta atividade e apresenta um estudo realizado com coralistas, excoralistas e potenciais interessados no coral universitário da UNESP em Sorocaba – campus onde predomina a formação de engenheiros – sobre a importância da desta prática na formação do indivíduo e do cidadão.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent1-6-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectMusicen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEngenhariapt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleUma análise da importância do coral universitário para a formação de indivíduos, cidadãos e engenheiros: a experiência do coral da UNESP Sorocabapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-06-simoes-okano.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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