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dc.contributor.authorGramasco, Thiago Bastelli-
dc.contributor.authorFreitas, Maria Isabel Castreghini-
dc.date.accessioned2016-08-04T13:36:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:14Z-
dc.date.available2016-08-04T13:36:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:14Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/333-
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.-
dc.identifier.issn2176-9761-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142780-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142780-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados obtidos a partir das experiências e atividades desenvolvidas no projeto de extensão da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Rio Claro), intitulado Cartografia Tátil e Mapavox: Uma alternativa para construção de Mapas e Jogos Táteis. O projeto tem como objetivo desenvolver materiais didáticos capazes de incluir deficientes visuais (cegos e de baixa visão) no processo-aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, em especial a Geografia. Apresentamos a metodologia aplicada na elaboração de conjuntos didáticos, juntamente com a descrição de cada atividade desenvolvida de acordo com o cronograma pré-estabelecido. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: Construção de maquetes do Lago Azul, da Estação Meteorológica (dois modelos) e do Ciclo Hidrológico. Além disso foram ministradas aulas quinzenais no Centro Municipal de Atendimento ao Cego do Município de Rio Claro (CMAC), para um público de aproximadamente 25 pessoas cegas e com baixa visão, com as quais foi possível desenvolver diversas atividades com o auxilio dos materiais táteis elaborados no decorrer do projeto. Como resultados observa-se o aprimoramento dos materiais didáticos táteis elaborados, assim como o bom desempenho dos participantes cegos e com baixa visão do projeto de extensão. Além disso houve um significativo crescimento no domínio de conceitos geográficos por parte dos alunos, principalmente aspectos relacionados a orientação, exploração de material didático tátil como mapas e maquetes. Espera-se dar continuidade as atividades desenvolvidas em 2014 no ano de 2015, incluindo o uso do sistema de sons MAPAVOX nos materiais didáticos táteis.pt
dc.format.extent1-4-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.titleCartografia Tátil e Mapavox: uma alternativa para construção de mapas e jogos táteispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Rio Claro, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-gramasco.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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