You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142864
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeão, Andreza Marques de Castro [UNESP]-
dc.contributor.authorCosta, Izelma de Souza-
dc.date.accessioned2016-08-12T12:33:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:22Z-
dc.date.available2016-08-12T12:33:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:22Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142864-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142864-
dc.description.abstractO presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá.pt
dc.description.abstractThis study was done to analyze the achieved training and work experience in sex education and sexuality of teachers of Science and Biology of some public state schools in Macapá (North of Brazil). Therefore the qualitative research was used. Thus, to interview the participants, the semi-structured interview method was used. The results indicate that most teachers did not receive any training on this subject during their graduation. Among those who claimed to have obtained some education about sexual education, it was found that this tuition was strictly a biological nature with focus on anatomy, physiology and embryology. It was also identified that in the Amapá state, the public education department has a subdivision whose role is to assist teachers with doubts regarding sexuality in schools, despite that, by now it does not exist in practice a program on continuing education course for professionals who are interested in working with the issues that this theme brings. Thus, due to the lack of basic knowledge on sexuality, the professionals only talk about contents that are not correlated to the needs of the students. Hence, many investments in continuing education in sexuality are suggested for teachers of Science and or Biology in the state of the mentioned city, especially directed to professionals who are already working with it as a way to support professionals able to work with sex education in that state. There should also be more studies and research that can contribute to the understanding and viability of sex education in schools of Macapá and consequently the State of Amapá.en
dc.description.sponsorshipGoverno do Estado do Amapá-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectFormação de professor/apt
dc.subjectCiências e Biologiapt
dc.subjectSex educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectScience and Biologyen
dc.titleAnálise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/APpt
dc.title.alternativeAnalysis of the gained training and teaching technics of Science and Biology teachers of sex education in public state schools in Macapá/Brazilen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.description.sponsorshipIdGEA: 5987-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000871308pt
dc.identifier.capes33004030083P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.