You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]-
dc.contributor.authorFerreira, Tiago Teixeira-
dc.date.accessioned2016-08-12T14:16:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:23Z-
dc.date.available2016-08-12T14:16:03Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:23Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142870-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142870-
dc.description.abstractTrata-se de pesquisa cuja temática relaciona-se à relevância das práticas criativas em música como proposta de ação docente do educador musical e base para o desenvolvimento da linguagem da música em salas de aula de escolas de Educação Básica. Justifica-se pela presença tímida da temática em trabalhos acadêmicos da área de Educação Musical, como constatado em recente estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa do qual o pesquisador participa. Teve como hipótese inicial a concepção de que a compreensão das bases pedagógicas dos educadores musicais de meados do século XX permitiria percorrer caminhos sólidos na inserção de práticas criativas em música em sala de aula. Como fundamentação teórica foram utilizadas concepções de ensino musical baseadas nas ideias de John Paynter, apoiadas no pensamento rizomático, cunhado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Lançou mão, ainda, de outros autores, para justificar as concepções de linguagem da música, criatividade e Oficinas de Música. O objetivo principal foi compreender como o educador musical poderia estruturar sua ação docente, baseada em práticas criativas, em aulas de Música na Educação Básica, de modo a possibilitar aos estudantes a ampliação do conceito de música, sua utilização como linguagem, bem como o aperfeiçoamento da escuta. A metodologia escolhida foi o Estudo de Caso e a pesquisa foi aplicada em uma escola do município de Osasco. As práticas criativas em música foram consideradas base estruturadora da ação docente, o que exigiu a aproximação do educador, em sua formação, de tais práticas, entendendo, metodologicamente, como planejar atividades de composição, interpretação e apreciação musicais, de modo a conectar teoria e prática.pt
dc.description.abstractThe aim of the present research is to report the relevance of creative practices in music as a pedagogical foundation for the music educator, and a way to improve and stimulate the development of the language of music in classrooms of Primary Schools. The lack of academic publications on this theme related to Music Education justifies this study. The initial hypothesis was that the understanding of the pedagogical bases of music educators of the second half of the 20th Century would allow planning solid activities involving creative practices in schools. The chief conception of music used in this work are based on the ideas of John Paynter and supported by the concepts of rhizomatic thinking, coined by Gilles Deleuze and Félix Guattari. Furthermore, other authors were mentioned in order to justify the conceptions of music as language, creativity and musical workshops. The main objective of the research was to understand how the music educator could structure his praxis based on creative practices in music in order to expand the concept of music, use it like a language and improve the hear. The adopted methodology for this research was the Study of Case and it was applied in a school of the city of Osasco, São Paulo, Brazil. The creative practices in music were considered an important way to improve the pedagogical praxis of the music educator, which demanded not only commitment, regarding his educational formation, but also the understanding of how to plan activities in composing, performing and appreciating music. These procedures created a narrow and strong connection between theory and practice.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectPráticas criativaspt
dc.subjectPensamento rizomáticopt
dc.subjectOficinas de músicapt
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectCreative practicesen
dc.subjectRhizomatic thinkingen
dc.subjectMusic workshopsen
dc.titleQuem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docentept
dc.title.alternativeLive by the yarn, die by the yarn: creative practices in Music Education and the challenges of teaching activitiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000871102pt
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.