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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142952
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dc.contributor.advisorCamarani, Ana Luiza Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorQueirós, Olívia Dias-
dc.date.accessioned2016-08-12T18:48:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:36Z-
dc.date.available2016-08-12T18:48:36Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:36Z-
dc.date.issued2014-04-30-
dc.identifier.citationQUEIRÓS, Olívia Dias. A magia do sertão de Rosa. 2014. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142952-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142952-
dc.description.abstractJoão Guimarães Rosa is considered one of the exponents of the third Brazilian modernist movement, characterized as a regionalist writer who departs from the backcountry of Minas Gerais and transcend it to the a magical and poetic sphere, through a syncretic poetic prose. In that sense, the artistic career of his work was followed by later modernists who sought to portray Brazil's country side, and innovated in language and literary approach. Addressing the contrasts issues of Brazilian reality and the cultural diversity of Minas Gerais, the writer provided a deepened inquiry into the regional themes while created a new artistic form, in the way he addresses the culture in innovative treatment of language through the linguistic regionalisms and neologisms. Thus, this is the mineiro cultural framework which the writer collects the raw magic materials that sets his narrative, as in tales São Marcos and Corpo Fechado, present in his first book, published in 1946, Sagarana, both objects of study this work.The way the writer discusses religion and magic in these two tales configures his style in the literary category proposed by the English scholar, William Spindler, it is called anthropological magical realism, one in which the narrator seeks a magical consciousness of the characters, even though there is an ambiguity regarding whether or not to believe in magic, this awakening comes from the mythical tradition. Hence, in João Guimarães Rosa works the legends and local superstitions collected not only in the habits and religion of the Minas Gerais people as well as the local nature allow an aproach with magical realism with the formal treatment the author uses on his texts, such as the choice of narrators and space,the former being the current of contemporary literature of João Guimarães Rosa that was developed mainly in Latin America in the 1940sen
dc.description.abstractConsiderado um dos expoentes do terceiro movimento modernista brasileiro, João Guimarães Rosa caracteriza-se como um escritor regionalista que tem como ponto de partida a representação do universo sertanejo mineiro para fazê-lo transcender a uma esfera mágica e poética, por meio de uma sincrética mescla de prosa e poesia. Nesse sentindo, o percurso artístico de sua obra deu continuidade à exploração dos modernistas da segunda geração, que buscaram retratar um Brasil sertanejo, e inovou na linguagem e na abordagem literária. Tratando temas sobre os contrastes da realidade brasileira a partir da diversidade cultural mineira, o escritor não só propiciou um aprofundamento na exploração da temática regional, como também soube gerar uma forma artística diferenciada, seja na maneira como aborda a cultura, seja no tratamento inovador da linguagem, através dos regionalismos linguísticos e dos neologismos. Sendo assim, é desse quadro cultural mineiro que o escritor colhe a matéria mágica que compõe sua narrativa, como ocorre nos contos ―São Marcos‖ e ―Corpo Fechado‖ - presentes em seu primeiro livro, Sagarana, publicado em 1946 -, ambos objetos de estudo deste trabalho. O modo como o escritor apresenta a religião e a magia nestes dois contos permite que sejam abordados por meio da categoria proposta pelo estudioso inglês, William Spindler: o realismo mágico antropológico, em que o narrador busca uma consciência mágica nas personagens, ainda que haja uma ambiguidade em relação à existência da crença, cuja manifestação advém da tradição mítica. Portanto, na obra de João Guimarães Rosa, as lendas e crendices locais colhidas tanto nos hábitos e na religião do povo mineiro, quanto na natureza local, bem como o tratamento formal que o autor dá aos seus textos, considerando-se a escolha dos narradores e do espaço, são elementos que permitem a aproximação dos contos selecionados com o realismo mágico...pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent99 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRosa, João Guimarães 1908-1967pt
dc.subjectLiteratura brasileirapt
dc.subjectRegionalismo na literaturapt
dc.subjectRealismo fantastico (Arte)pt
dc.subjectBrazilian literaturept
dc.titleA magia do sertão de Rosapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/05-07-2016/000867446.pdf-
dc.identifier.aleph000867446-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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