Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143080
Título: 
Práticas arteducativas com jovens em Cuba: leituras contemporâneas do político e do ético em uma experiência moderna
Título alternativo: 
Prácticas arteducativas con jóvenes en Cuba: lecturas contemporáneas de lo político y lo ético en una experiencia moderna
Autor(es): 
Castillo, Ludmila Lee
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número do financiamento: 
CNPq: 190377/2013-5
Resumo: 
  • A Arteducação em Cuba é um campo ainda a ser definido e aprofundado. Seu surgimento está relacionado ao contexto de liminaridade da ilha a partir dos anos noventa. É neste período que se torna visível um esvaziamento do conceito do político, provocado pela operação do dispositivo da institucionalização. Para quebrar a ação do mesmo, se usaram as práticas arteducativas como táticas profanadoras. Elas se distinguem pela presença do político, reativando novas configurações do ser e do agir. Nesse sentido, a dissertação pretende refletir a partir de uma experiência arteducativa juvenil acontecida na ilha entre 2008-2013 e à luz da perspectiva contemporânea, sobre a incidência do político na ressignificação da condição ética de seus participantes.
  • La Arteducación en Cuba es un campo en definición. Su surgimiento está relacionado al contexto de liminaridad de la isla a partir de los años noventa. Es en este período que se visibiliza un vaciamiento del concepto de lo político, provocado por la operación del dispositivo de la institucionalización. Para romper la acción del mismo, se emplearon las prácticas arteducativas como tácticas profanadoras. Ellas se distinguen por la presencia de lo político, reactivando nuevas configuraciones del ser y el actuar. En ese sentido, la disertación pretende reflexionar a partir de una experiencia arteducativa juvenil acontecida en la isla entre 2008-2013 y a la luz de la perspectiva posmoderna, sobre la incidencia de lo político en la resignificación de la condición ética de sus participantes.
  • The Art-education in Cuba is a field still in definition. Their emergence is related to the context of liminality lived on the island from the nineties. It is in this period that made visible an emptying of the concept of the political, caused by the operation of the device of institutionalization. To interrupt the action of this, were employed the art-educative practices as desecrator tactics. They are distinguished by the presence of the political, reactivating new configurations of being and acting. In that sense, the dissertation aims to reflect, from the youthful experience art-educative that took place on the island between 2008-2013 and in the light of the perspective postmodern, on the incidence of the political in the redefinition of ethics condition of its participants.
Data de publicação: 
17-Jun-2016
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Arte e educação
  • Político
  • Ético
  • Dispositivo
  • Contemporâneo
  • Art and education
  • Political
  • Ethical
  • Educational art device
  • Contemporary
  • Arte y educación
  • Político
  • Ético
  • Contemporáneo
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143080
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.