You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndré, Carminda Mendes [UNESP]-
dc.contributor.authorCastillo, Ludmila Lee-
dc.date.accessioned2016-08-18T13:52:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:49:53Z-
dc.date.available2016-08-18T13:52:50Z-
dc.date.available2016-10-25T21:49:53Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143080-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143080-
dc.description.abstractA Arteducação em Cuba é um campo ainda a ser definido e aprofundado. Seu surgimento está relacionado ao contexto de liminaridade da ilha a partir dos anos noventa. É neste período que se torna visível um esvaziamento do conceito do político, provocado pela operação do dispositivo da institucionalização. Para quebrar a ação do mesmo, se usaram as práticas arteducativas como táticas profanadoras. Elas se distinguem pela presença do político, reativando novas configurações do ser e do agir. Nesse sentido, a dissertação pretende refletir a partir de uma experiência arteducativa juvenil acontecida na ilha entre 2008-2013 e à luz da perspectiva contemporânea, sobre a incidência do político na ressignificação da condição ética de seus participantes.pt
dc.description.abstractLa Arteducación en Cuba es un campo en definición. Su surgimiento está relacionado al contexto de liminaridad de la isla a partir de los años noventa. Es en este período que se visibiliza un vaciamiento del concepto de lo político, provocado por la operación del dispositivo de la institucionalización. Para romper la acción del mismo, se emplearon las prácticas arteducativas como tácticas profanadoras. Ellas se distinguen por la presencia de lo político, reactivando nuevas configuraciones del ser y el actuar. En ese sentido, la disertación pretende reflexionar a partir de una experiencia arteducativa juvenil acontecida en la isla entre 2008-2013 y a la luz de la perspectiva posmoderna, sobre la incidencia de lo político en la resignificación de la condición ética de sus participantes.pt
dc.description.abstractThe Art-education in Cuba is a field still in definition. Their emergence is related to the context of liminality lived on the island from the nineties. It is in this period that made visible an emptying of the concept of the political, caused by the operation of the device of institutionalization. To interrupt the action of this, were employed the art-educative practices as desecrator tactics. They are distinguished by the presence of the political, reactivating new configurations of being and acting. In that sense, the dissertation aims to reflect, from the youthful experience art-educative that took place on the island between 2008-2013 and in the light of the perspective postmodern, on the incidence of the political in the redefinition of ethics condition of its participants.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.subjectArte e educaçãopt
dc.subjectPolíticopt
dc.subjectÉticopt
dc.subjectDispositivopt
dc.subjectContemporâneopt
dc.subjectArt and educationen
dc.subjectPoliticalen
dc.subjectEthicalen
dc.subjectEducational art deviceen
dc.subjectContemporaryen
dc.subjectArte y educaciónen
dc.subjectPolíticoes
dc.subjectÉticoes
dc.subjectContemporáneoes
dc.titlePráticas arteducativas com jovens em Cuba: leituras contemporâneas do político e do ético em uma experiência modernapt
dc.title.alternativePrácticas arteducativas con jóvenes en Cuba: lecturas contemporáneas de lo político y lo ético en una experiencia modernaes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)pt
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 190377/2013-5-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.aleph000872226pt
dc.identifier.capes33004013063P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.