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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143134
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGelamo, Rodrigo Pelloso-
dc.contributor.authorGomes, Leonardo Gonçalves-
dc.contributor.authorPiovan, Renata-
dc.contributor.authorViana, Patrick-
dc.contributor.authorSilva, Douglas de Melo Justino da-
dc.contributor.authorRosa, Álvaro Matheus Valim-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:03Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:31Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/643-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 176-177, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143134-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143134-
dc.description.abstractPartindo do projeto de extensão universitária da Unesp, Campus de Marília, Transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidades, a presente comunicação visa apresentar os resultados parciais de nossa atividade, durante 2010 e 2011, em parceria com o Projeto Barracão. Este recebe crianças e adolescentes em situação de risco e pobreza, visando oferecer atividades formativas complementares àquelas recebidas na escola e, procurando, por um lado, reforçar a aprendizagem recebida na escola e, por outro, ampliar as formas de leitura de mundo dessas crianças e adolescentes. Nosso projeto em cooperação com esta instituição, procurou ensaiar maneiras, através de oficinas, de se refletir filosoficamente as atividades realizadas, sem que seja necessário recorrer à estrutura tradicional de transmissão de conteúdos presente na disciplina filosófica ou, em outras palavras, dar uma aula de filosofia no sentido escolar. Por meio de nossas oficinas, buscamos trazer temáticas latentes ao campo de vivência e experiência dos educandos, amparados pela noção de cuidado de si e do outro em Michel Foucault, a de presença em Fernando Bárcena, a de mestre ignorante em Jacques Ranciére, visando fazer um exercício de problematização de algumas relações que permitem refletir sobre si mesmo e o outro. A oficina Escrita de si e do outro, ao trazer à tona elementos que os aproximavam, através da identificação, e outros que os distinguiam dos colegas, abriu a compreensão de aspectos pertinentes à composição de si mesmo e do outro, e, por conseguinte, contribuiu para as relações do grupo. Nesse sentido, mostrou-se possível abordar questões filosóficas, a partir de um grupo heterogêneo (de 6 a 18 anos), não recorrendo a uma aula disciplinar de filosofia em que se explica o conteúdo para o aluno, mas na abertura de um campo de possibilidades de se experienciar, juntamente com as crianças, adolescentes e educadores, uma forma de reflexão filosófica partindo de situações que estão presentes em nosso cotidiano.pt
dc.format.extent176-177-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino de filosofiapt
dc.subjectCuidado de si e do outropt
dc.subjectEscrita de sipt
dc.titleOficina jogar e pensar: transmissão de conhecimento ou experiência no ensino da filosofia: limites e possibilidadespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-176-177.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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