You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMello, Viviane Pereira de-
dc.contributor.authorCordeiro, Ana Paula-
dc.contributor.authorMônaco, Raquel Granja Di-
dc.contributor.authorSilva, Mariângela-
dc.contributor.authorSantos, Elijane-
dc.contributor.authorRibeiro, Taís Angélica-
dc.contributor.authorAraújo, Reginaldo Tomé-
dc.contributor.authorSouto, Michelle Aparecida-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:04Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:32Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:04Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/251-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 26-27, 2006.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143135-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143135-
dc.description.abstractIntrodução: O projeto LUDIBUS, ligado ao Departamento de Didática da FFC-UNESP, Campus de Marília, tem como principal característica um ônibus adaptado e adequado para o desenvolvimento de atividades artísticas, lúdicas e literárias e visa levar propostas de oficinas no campo da arte e do lúdico às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e programas culturais do município. Objetivos: O projeto está em consonância com os objetivos contidos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ao buscar privilegiar atividades que contribuam para uma formação mais completa dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do I e II ciclos. Também pretende desenvolver um trabalho que integre a universidade com as escolas e a comunidade, levando professores da rede pública e estudantes participantes do projeto a trocarem idéias e experiências nas áreas da arte, do lúdico e da literatura. Métodos: No ano de 2005, estabelecemos parcerias com uma EMEF da cidade de Marília, SP, com o CCI- Centro de Convivência Infantil da FFC e com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da cidade de Marília, através de nossa participação no PIC- (Programa de Integração Comunitária), que visa levar cultura, lazer e Turismo aos bairros da cidade. O projeto conta com cincoalunos bolsistas, dois alunos voluntários do curso de Pedagogia e uma aluna voluntária da UNATI- (Universidade Aberta à 3ª Idade) da FFC- UNESP, além da professora coordenadora. Os integrantes do projeto propõem e desenvolvem oficinas envolvendo jogos, brincadeiras, artes (pintura, desenho, colagem, teatro), sempre com vistas aos processos de criação dos alunos e crianças dos bairros visitados. Resultados: Através do trabalho que vem sendo desenvolvido, observamos que os alunos bolsistas passam a ter um maior contato com a realidade educacional e condições de elaborar projetos de pesquisa nas áreas trabalhadas, alunos das escolas aprendem de forma lúdica e prazerosa e a comunidade dos bairros de Marília beneficiada através do PIC, passa a ter maior contato com a leitura e a valorizar as diversas formas de manifestações artísticas.pt
dc.format.extent26-27-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleProjeto Ludibus: a arte e o lúdico como elementos facilitadores do desenvolvimento infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2006-02-26-27.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.