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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143140
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dc.contributor.authorTorte, Tarsila-
dc.contributor.authorDel-Masso, Maria Candida Soares-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:04Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/321-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 121, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143140-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143140-
dc.description.abstractIntrodução: Para o desenvolvimento das atividades do projeto do Centro de Reabilitação Profissional (CRP/ASTI) é importante a participação do Pedagogo para auxiliar na investigação de habilidades educacionais de pessoas com deficiência em processo de reabilitação profissional possibilitando o contato com o mundo do trabalho. O mundo do trabalho não abarca somente competências físicas e mentais, mas igualmente competências sociais e de comportamento, relacionamento e compreensão de regras para alcançar a terminalidade real da educação. Assim, consideremos o trabalho como uma atividade que possibilita ao homem oportunidades para a sua realização pessoal e o suprimento de suas necessidades básicas, além de facilitar a integração do indivíduo na sociedade favorecendo a visão de si mesmo como produtor e produto de uma transformação social. No que concerne à educação e trabalho, a LDB 9394/96, art. 2º, pontua que a “educação, dever da família e do Estado [...],tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A profissionalização é integrada ao processo educacional e o pedagogo deverá propor atividades e que influenciem na redução de obstáculos para a inserção do deficiente no mercado de trabalho, realizando também atividades com a família e a escola, bases para a socialização. Objetivos: O objetivo deste estudo consite em investigar junto aos deficientes em processo de Reabilitação Profissional o conhecimento que têm em nível de escolarização, as noções para subsidiar as ações pedagógicas realizadas no CRP/ASTI fortalecendo o papel do pedagogo na interface escola-trabalho. Métodos: As oficinas pedagógicas tem o intuito de reconhecer as necessidades e habilidades do indivíduo com deficiência quanto a memória, atenção, associação, classificação, aquisição e emprego da linguagem (propriedades lingüísticas, tais como elaboração do sujeito, número de palavras, sentenças, pausas, repetições, entre outros aspectos), leitura, escrita, noções básicas de matemática e habilidades manuais, habilidades essas fundamentais para a vida profissional futura. Resultados: A partir das atividades desenvolvidas nas oficinas, observamos o desenvolvimento e melhora de habilidades básicas e de rotina de trabalho, atividades pedagógicas ressaltando a atenção, capacidade de compreensão e raciocínio, suportes para o aperfeiçoamento da capacidade perceptiva, que favorecem o desenvolvimento de novos conceitos que darão base às aprendizagens posteriores. Nas oficinas utilizamos, sempre que possível, situações reais da vida, percebendo as necessidades e interesses próprios de cada usuário e suas expectativas em relação ao trabalho, tendo em cada atividade diferentes estímulos e significações.pt
dc.format.extent121-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleOficinas pedagógicas desenvolvidas com os usuários do Centro de Reabilitação Profissional/Associação de Suporte ao Trabalho Inclusivo (CRP/ASTI)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-121.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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