Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torte, Tarsila | - |
dc.contributor.author | Del-Masso, Maria Candida Soares | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:43:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:04Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:43:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/321 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 121, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143140 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143140 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Para o desenvolvimento das atividades do projeto do Centro de Reabilitação Profissional (CRP/ASTI) é importante a participação do Pedagogo para auxiliar na investigação de habilidades educacionais de pessoas com deficiência em processo de reabilitação profissional possibilitando o contato com o mundo do trabalho. O mundo do trabalho não abarca somente competências físicas e mentais, mas igualmente competências sociais e de comportamento, relacionamento e compreensão de regras para alcançar a terminalidade real da educação. Assim, consideremos o trabalho como uma atividade que possibilita ao homem oportunidades para a sua realização pessoal e o suprimento de suas necessidades básicas, além de facilitar a integração do indivíduo na sociedade favorecendo a visão de si mesmo como produtor e produto de uma transformação social. No que concerne à educação e trabalho, a LDB 9394/96, art. 2º, pontua que a “educação, dever da família e do Estado [...],tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A profissionalização é integrada ao processo educacional e o pedagogo deverá propor atividades e que influenciem na redução de obstáculos para a inserção do deficiente no mercado de trabalho, realizando também atividades com a família e a escola, bases para a socialização. Objetivos: O objetivo deste estudo consite em investigar junto aos deficientes em processo de Reabilitação Profissional o conhecimento que têm em nível de escolarização, as noções para subsidiar as ações pedagógicas realizadas no CRP/ASTI fortalecendo o papel do pedagogo na interface escola-trabalho. Métodos: As oficinas pedagógicas tem o intuito de reconhecer as necessidades e habilidades do indivíduo com deficiência quanto a memória, atenção, associação, classificação, aquisição e emprego da linguagem (propriedades lingüísticas, tais como elaboração do sujeito, número de palavras, sentenças, pausas, repetições, entre outros aspectos), leitura, escrita, noções básicas de matemática e habilidades manuais, habilidades essas fundamentais para a vida profissional futura. Resultados: A partir das atividades desenvolvidas nas oficinas, observamos o desenvolvimento e melhora de habilidades básicas e de rotina de trabalho, atividades pedagógicas ressaltando a atenção, capacidade de compreensão e raciocínio, suportes para o aperfeiçoamento da capacidade perceptiva, que favorecem o desenvolvimento de novos conceitos que darão base às aprendizagens posteriores. Nas oficinas utilizamos, sempre que possível, situações reais da vida, percebendo as necessidades e interesses próprios de cada usuário e suas expectativas em relação ao trabalho, tendo em cada atividade diferentes estímulos e significações. | pt |
dc.format.extent | 121 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | Oficinas pedagógicas desenvolvidas com os usuários do Centro de Reabilitação Profissional/Associação de Suporte ao Trabalho Inclusivo (CRP/ASTI) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2009-05-02-121.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.