You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHofbauer, Andreas-
dc.contributor.authorDe Cicco, Shelton Ygor Joaquim-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:05Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/637-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 168-169, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143145-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143145-
dc.description.abstractA observação participante no Projeto Agente Jovem de Cultura (PAJC) foi complementada pelo estágio em uma escola pública de Marília (SP) o que possibilitou uma compreensão maior do entorno das/os jovens estudantes e da questão da diversidade. O PAJC foi um projeto do governo federal em parceria com o municipal e tinha um convênio com a UNESP - uma equipe coordenada pelo profº dr. Jair Pinheiro ficou responsável pela avaliação do mesmo. Por ocasião de estágio curricular na licenciatura em ciências sociais, optou-se pela instituição em que algumas/uns participantes do projeto estudavam, com a intenção de conhecer melhor o quotidiano destas/es agentes sociais. Tínhamos, a despeito dos objetivos específicos do PAJC (o que não obstou na avaliação e consecução dos mesmos, mas antes nos auxiliou), o objetivo particular de estudar a socialização dentro da escola; explicitar as conexões de sentido das ações e relações das/os estudantes para com o conhecimento e com seus pares e docentes, e qual o impacto que a educação escolar e o projeto teriam sobre tais ações. Nossos dados, porém, sinalizaram para questões distantes dos enfoques: por que as/os participantes do PAJC agiam como se estivessem na escola? Nesse sentido, perquirimos o quê mesmo dá sentido às formas daquelas relações na estrutura social. E a premissa de que a realidade comanda a pesquisa impeliu-nos a buscar uma abordagem mais satisfatória, no que tange à apreensão de conexões de sentido que embasam os fenômenos que estudamos. De fundo, e para ser breve, é possível suscitar a hipótese de que as/os jovens sabem que sua formação escolar não lhes garantirá uma boa remuneração e nem um emprego, visto que a educação precária forma trabalhadores para trabalho precarizado. É por isso que o discurso da pedagogia das competências e do empreendedorismo não lhes faz sentido. Se nossos esforços para alcançar uma compreensão mais profunda dos problemas sociais tiveram algum êxito, como queremos crer, podemos concluir que é importante tratar questões de educação sob outro ponto de vista e, mais importante, parece-nos, o enfoque distinto permite compreender mecanismos sócio-culturais mais capilares, como as pessoas tecem coletivamente a teia de significados que lhes orienta o agir no mundo; o que proporcionaria, ao nosso ver, uma qualidade heurística que pode abrir portas para ações mais profundas. Outra consideração é a de que é mister estudar os fenômeno de maneira total, quer dizer, pensar sobre os problemas de educação e trabalho implica pensar a relação entre professoras/es e estudantes, entre docentes e política educacional, entre discentes e sua vida social extraescolar, entre a escola e a sociedade.pt
dc.format.extent168-169-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectPrecarização do trabalhopt
dc.subjectEscolarizaçãopt
dc.titleA sociabilidade dos jovens e os efeitos dos processos de socialização intraescolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-168-169.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.