You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBueno, Carina Grespi-
dc.contributor.authorFranco, Aparecida Donizete-
dc.contributor.authorFujihara, Laura Tiaki-
dc.contributor.authorHokama, Newton Key-
dc.contributor.authorMarcussi, Paola-
dc.contributor.authorAraújo, Ycaro Rafael Machado-
dc.contributor.authorGiansante, Thais-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:05Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143146-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143146-
dc.description.abstractIntrodução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova.pt
dc.format.extent50-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titleSangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruístapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.