You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Viviane Clicie da-
dc.contributor.authorSantos, Márcio José Possari dos-
dc.contributor.authorAguiar, Sandra Maria Herondina Coelho Ávila de-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:10Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:43Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:10Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/317-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 117, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143179-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143179-
dc.description.abstractIntrodução: A utilização da música e/ou de seus elementos (instrumentos, som, ritmo, melodia e harmonia), nos ambientes junto a grupos assistidos em Centros de saúde pública. Objetivos: destina-se a promover comunicação, a facilitar os primeiros contatos de relacionamento, a expressão, a organização de normas e outros objetivos terapêuticos relevantes para atender às necessidades física, mental, social e cognitiva das pessoas, favorecendo assim, o processo de adaptação ambiental, o condicionamento comportamental e a inclusão social. Métodos: A proposta deste projeto é utilizar a música e seus elementos sonoros, bem como atividades recreativas, desenvolvidas em etapas denominadas: sessão de socialização, oficina de arte e atividades complementares, junto aos pacientes matriculados e assistidos no CAOE (Centro de Assistência Odontológica a Portadores de Necessidades Especiais) e seus responsáveis. Objetivos: proporcionar-lhes: equilíbrio psicológico, inclusão e ambientação ao espaço físico, relaxamento, estímulo das percepções rítmica e sonora, memorização, exteriorização das emoções, auxílio e incentivo para o desenvolvimento da coordenação motora durante as atividades de vida diária (avds), atividades lúdicas, manuseio e contato com instrumentos musicais, emissão e produção de sons, estímulo da capacidade cognitiva e a interatividade e entretenimento. Resultados: as atividades podem contribuir de sobremaneira para melhoria da reação comportamental e da adaptação desses pacientes, frente ao tratamento odontológico ambulatorial.pt
dc.format.extent117-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titleA música associada às necessidades terapêuticas de pacientes portadores de necessidades especiaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-117.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.