You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira-Coneglian, Inara Regiane-
dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva-
dc.contributor.authorBicudo, Luiz Roberto Hernandes-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:12Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:47Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:12Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/149-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 39-52, 2004.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143197-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143197-
dc.description.abstractScience teaching can be carried out in different ways, but practical activities make the teaching more meaningful and effective trough the involvement of the students with the subject. Environmental education which is part of the Science subject in the elementary school has been seen as a way to improve life quality, changing the students’ values and attitudes towards the environment. Public squares are the appropriated setting to develop methodology in environmental education because one can treat the subject in an interdisciplinary way (involving historical, natural and political aspects). There the students immediately apply the recently acquired knowledge in the preservation and care of historical buildings of their town. The activities carried out, both in school and at the square, were related to the perception of the environment and identification of problems and solutions, aiming to build responsibilities and civic awareness. The research was carried out at Isabel Arruda square, involving 41 students from the 6th grade of an elementary school from 09/11 to 10/04/2001.en
dc.description.abstractO ensino de ciências pode ser abordado de diferentes modos, porém atividades práticas tornam o ensino mais significativo por envolver os alunos com o objeto de estudo. A educação ambiental que faz parte da disciplina de ciências no ensino fundamental é vista como um caminho para melhorar a qualidade de vida mudando valores e atitudes dos alunos frente ao ambiente. As praças públicas mostram-se como locais propícios para a aplicação de metodologias em educação ambiental, pois nelas pode-se abordar o tema de forma interdisciplinar (envolvendo aspectos históricos, culturais, naturais, políticos), os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos prontamente (o que facilita a aprendizagem) e desperta nesses sentimentos de preservação e cuidado com o patrimônio histórico da sua cidade. O presente estudo foi desenvolvido no período de 11/09 a 04/10/2001, contando com a colaboração de uma turma de 41 alunos da 6ª série do ensino fundamental, com a qual foram realizadas atividades de percepção e observação no ambiente escolar e na praça Isabel Arruda, município de Botucatu/SP, no sentido de despertar estas capacidades nos alunos para que eles possam perceber o ambiente, reconhecer seus problemas e buscar soluções. As atividades desenvolvidas na escola e na praça auxiliaram os alunos a perceber o ambiente e, conseqüentemente, os despertou para a responsabilidade da cidadania.pt
dc.format.extent39-42-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectPublic squaresen
dc.subjectInterdisciplinary activitiesen
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectCiênciaspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectPraças públicaspt
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.titleEducação ambiental em praça pública no município de Botucatu/SPpt
dc.title.alternativeEnvironmental education on the public square, Botucatu city/SPen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNICAMP Instituto de Biologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Botucatu-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2004-01-01-39-42.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.