You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGrosseli, Marcela Martins-
dc.contributor.authorCardoso, Bruna Klassa-
dc.contributor.authorAlves, Maria José Queiroz de Freitas-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:13Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143207-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143207-
dc.description.abstractIntrodução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu.pt
dc.format.extent24-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.titleAprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.