Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143207
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Grosseli, Marcela Martins | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Bruna Klassa | - |
dc.contributor.author | Alves, Maria José Queiroz de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:43:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:13Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:43:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/601 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 24, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143207 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143207 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, que possibilita anormalidades metabólicas e cardiovasculares podendo atingir silenciosamente diversos órgãos como coração, rim, vasos periféricos e cérebro, levando a altos índices de mortalidade no Brasil. Sua manifestação tem influências hereditárias e ambientais, tais como estresse, sedentarismo, alcoolismo, idade avançada, má alimentação e obesidade. Sendo assim, ressalta-se a importância da educação em saúde a fim de orientar a população sobre essa doença, tentando aumentar a conscientização e promover mudanças no estilo de vida das pessoas com a finalidade de preveni-la e tratá-la. Objetivos: Elaborar um material didático em forma de almanaque com o intuito de informar alunos do ensino médio sobre a hipertensão e sua etiologia, além de orientar os modos de prevenção e tratamento dessa doença de maneira lúdica e eficaz. Métodos: Foi aplicado um questionário com 10 questões sobre hipertensão a alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos (Cevila), de Botucatu para saber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema e servir de base para a construção do almanaque educativo. Resultados: Com base nas respostas e nas dúvidas dos alunos foi criado um almanaque ilustrativo e educativo, contendo noções fisiológicas básicas sobre hipertensão e seus meios de prevenção de modo atrativo e divertido através de caça-palavras, curiosidades, textos de fácil compreensão e outros exercícios que ajudam o entendimento sobre essa doença. O almanaque foi editorado e entregue na escola para os alunos e também distribuído em feira de saúde, bem como em evento de extensão, realizados na cidade de Botucatu. | pt |
dc.format.extent | 24 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.title | Aprendendo sobre hipertensão: um almanaque educativo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências, Botucatu | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-03-24.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.