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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Bruna Klassa-
dc.contributor.authorKiyomura, Alexandre Katsuyoshi-
dc.contributor.authorGrosseli, Marcela-
dc.contributor.authorAlves, Maria José Queiroz de Freitas-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:14Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/295-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 93, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143208-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143208-
dc.description.abstractIntrodução: A hipertensão, caracterizada pela elevação da pressão arterial sistêmica, é uma doença crônica, multifatorial e considerada como um dos fatores de risco cardiovasculares mais comuns, apresentando altos índices de mortalidade. A importância em conhecer e entendê-la está no fato de que ela pode comprometer silenciosamente órgãos como o coração, cérebro, rins e olhos, trazendo muitas complicações. Estima-se que no Brasil, 1 em cada 5 pessoas pode desenvolver hipertensão. O estilo de vida como maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse, abuso de álcool e outras drogas são fatores que podem levar à hipertensão, sendo esta, portanto, considerada um fator de risco mutável. Dessa forma, a educação em saúde faz-se imprescindível para prevenir e tratar essa doença. Objetivos: os argumentos acima justificam a elaboração de material educativo sobre essa doença, a fim de fornecer informações básicas sobre processos fisiológicos sobre pressão arterial e cuidados com a hipertensão de uma maneira eficaz e inovadora. Métodos: aplicação de um questionário com 10 questões (múltipla escolha e questões abertas), sobre o tema hipertensãoaos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Cevila, localizada na cidade de Botucatu. Os resultados foram tabulados e analisados, servindo de base para a construção de gibi ilustrado e educativo. Resultados: Um roteiro de gibi baseado nas principais dúvidas dos alunos em relação à hipertensão. O escopo da editoração do gibi envolve 8 personagens: A - consumidor de álcool em grandes quantidades, F - fumante, G – uma menina acima do peso e sedentária, N - menina da raça negra, C - menino com familiar hipertenso, Dr. – médico , P - professor de educação física, X - Alunos coadjuvantes. A história se passa na aula de educação física onde o professor e o médico, propõem uma avaliação de saúde aos alunos. Eles medem então a pressão arterial e notam uma elevação da mesma em 5 alunos. A partir daí, seguem para o consultório do médico para descobrirem o porquê desse aumento na pressão, o mecanismo da doença e quais as medidas preventivas e de tratamento que irão realizar. Conclusão: A elaboração de um material educativo no formato de gibi, com uma abordagem moderna do assunto, visando fixar o conhecimento adquirido de maneira mais eficaz. O gibi será confeccionado será entregue aos alunos da Escola Estadual Cevila.pt
dc.format.extent93-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titleProjeto núcleo de ensino: roteiro para um gibi educativo sobre hipertensãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-93.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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