Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143214
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caminhas, Ana Margarida Theodoro | - |
dc.contributor.author | Belesin, Aline Andrucioli | - |
dc.contributor.author | Camargo, André Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Basílio, Bárbaba Maria Scatena | - |
dc.contributor.author | Toledo, Barbara Natali de | - |
dc.contributor.author | Santos, Bruna Marques dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Caroline Caetano da | - |
dc.contributor.author | Rossatelli, Dalila Aparecida | - |
dc.contributor.author | Costa, Eugênia Barbosa Varella | - |
dc.contributor.author | Gião Filho, Guilherme Malheiros | - |
dc.contributor.author | Silva, Jesiane Marlucia da | - |
dc.contributor.author | Souza, Juliana Nogueira de | - |
dc.contributor.author | Moretto, Marcelo Wilson Aparecido | - |
dc.contributor.author | Paulino, Rachel Santini | - |
dc.contributor.author | Rossetti, Rafaela | - |
dc.contributor.author | Costa, Rômulo Teodoro | - |
dc.contributor.author | Souza, Sara Ferreira Ferro de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Thiago Ferreira | - |
dc.contributor.author | Silva Junior, Wagner Cavalari | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:43:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:14Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:43:50Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:14Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/549 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 156-157, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143214 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143214 | - |
dc.description.abstract | As atividades de extensão desenvolvidas no ensino fundamental, desde 2009 até o presente, pelos integrantes do Grupo Cultivaeco incentivam a mobilização de saberes técno-científicos relacionados à agricultura e suas inter-relações com a segurança alimentar e o equilíbrio sócio-ambiental. Esta dinâmica de saberes é dada através da interação entre os acadêmicos e a realidade do público do ensino fundamental, por meio de uma metodologia de ensino dialógica. Objetivos: conceituar a segurança alimentar no cotidiano dos educandos, através da realização de atividades educativas e sobre a origem dos produtos agrícolas; refletir sobre os conceitos contemporâneos de agricultura e segurança alimentar voltados para o equilíbrio sócio-ambiental e a cidadania, vinculando-os ao cenário agrícola brasileiro e mundial. Material e Métodos: A práxis da educação ambiental dada na relação entre os participantes do Cultivaeco e a escola (três quintas-séries) gera uma avaliação dos conceitos de agricultura que retroalimentam as atividades de arte-educação. É gerado um constante diagnóstico de conceitos, o qual é incorporado na elaboração das atividades educativas. Resultados: Há produção de material didático, como os cadernos de atividades Passatempo Cultivação, nos quais há caça-palavras, palavras-cruzadas, ilustrações e pinturas. São compostas paródias sobre a temática em questão a partir de músicas de sucesso executadas na mídia, as quais são inclusas nestes cadernos. A produção de material didático e a aplicação das atividades educativas geram uma maior interação entre a equipe e a escola. Esta inter-relação é também definida quando os estudantes do ensino superior assumem o papel de educadores na aplicação das atividades na escola. Assim, há a valorização da auto-estima dos integrantes, enquanto autores de atividades educativas e sujeitos capazes de promover a aprendizagem no outro e com o outro. Tanto os integrantes do grupo como os educandos do ensino fundamental compreendem a importância da agricultura numa produção de alimentos voltada para o equilíbrio sócio-ambiental na segurança alimentar. Conclusão: Este processo educativo vivenciado na prática da extensão possibilita que os graduandos exercitem a cidadania na inter-relação entre a universidade e a comunidade. Este exercício é caracterizado pelos desafios do respeito aos saberes de todos os participantes e da responsabilidade do ensinar-aprender. Desta forma, as ações de educação ambiental na extensão articulam a cidadania e a segurança alimentar. | pt |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP) | - |
dc.format.extent | 156-157 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Biológicas | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Segurança alimentar | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Arte-educação | pt |
dc.title | Grupo Cultivaeco: a educação ambiental na agricultura e na segurança alimentar como geradora de cidadania | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-02-156-157.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.