Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143218
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thamilin Barão | - |
dc.contributor.author | Santos, Antonia Marli dos | - |
dc.contributor.author | Angelis, Dejanira de Franceschi de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:43:51Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:15Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:43:51Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:15Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/609 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 31, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143218 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143218 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A música tem se mostrado como grande auxiliadora no ensino básico efundamental, principalmente para crianças que estão passando pelo processo de alfabetização. Mostra-se ainda aliada ao ensino de Educação Ambiental como fonte de possibilidades para estabelecer e concretizar conceitos que muitas vezes são de difícil compreensão e fixação. O projeto de extensão Preserve o Planeta Terra, desenvolvido por docentes e graduandos da UNESP, campus de Rio Claro - SP, é realizado com crianças com idade de 7 a 13 anos, residentes em bairros periféricos na cidade de Rio Claro. Muitas dessas crianças são pouco ou não-alfabetizadas a utilização de músicas, como recurso para o ensino teórico de Educação Ambiental, possibilita um vínculo maior com os temas abordados, uma vez que dessa forma os assuntos tratados ganham corpo e forma na imaginação das crianças e podem ser, de maneira natural, inseridos no cotidiano de cada uma. Objetivos: Promover a aprendizagem de temas que se apresentam mais distantes da realidade das crianças ou ainda pouco conhecidos, como, por exemplo, o desmatamento e os 3R's e também para potencializar o entendimento e compreensão de temas mais amplos, como o ciclo da água no corpo, na natureza e na cidade. Métodos: Utilização de músicas que apresentam temas relacionados com o conteúdo aplicado juntamente com o desenvolvimento de cartazes e desenhos onde os alunos podem expressar o conhecimento absorvido de forma visual, todos dentro de um contexto cultural e artístico específico que é vivenciado por cada criança no seu dia-a-dia. Resultados: Foi possível observar que o interesse das crianças, pelos assuntos expostos, aumentou quando estes (assuntos) passaram a ser tratados através de músicas. Ainda conseguiu-se observar que com a música as crianças passaram a compreender melhor conceitos e conteúdos, que quando passados de forma expositiva ou em forma de textos e ilustrações, geravam desinteresse e dessa forma a não fixação do conteúdo. Com o aumento gradativo do interesse das crianças pelos temas abordados foi possível aprofundar e ampliar o conteúdo condizente com a temática do projeto. Esse interesse ainda fez com que as crianças ficassem menos agitadas e trabalhassem melhor em grupo, o que reforça a organização e interação aluno-aluno, além de auxiliar a construção de valores e permitir a consolidação do ensino de educação ambiental em todas as suas vertentes. | pt |
dc.format.extent | 31 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | A música como recurso para o ensino de educação ambiental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-03-31.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.