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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143218
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Thamilin Barão-
dc.contributor.authorSantos, Antonia Marli dos-
dc.contributor.authorAngelis, Dejanira de Franceschi de-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:15Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/609-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 31, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143218-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143218-
dc.description.abstractIntrodução: A música tem se mostrado como grande auxiliadora no ensino básico efundamental, principalmente para crianças que estão passando pelo processo de alfabetização. Mostra-se ainda aliada ao ensino de Educação Ambiental como fonte de possibilidades para estabelecer e concretizar conceitos que muitas vezes são de difícil compreensão e fixação. O projeto de extensão Preserve o Planeta Terra, desenvolvido por docentes e graduandos da UNESP, campus de Rio Claro - SP, é realizado com crianças com idade de 7 a 13 anos, residentes em bairros periféricos na cidade de Rio Claro. Muitas dessas crianças são pouco ou não-alfabetizadas a utilização de músicas, como recurso para o ensino teórico de Educação Ambiental, possibilita um vínculo maior com os temas abordados, uma vez que dessa forma os assuntos tratados ganham corpo e forma na imaginação das crianças e podem ser, de maneira natural, inseridos no cotidiano de cada uma. Objetivos: Promover a aprendizagem de temas que se apresentam mais distantes da realidade das crianças ou ainda pouco conhecidos, como, por exemplo, o desmatamento e os 3R's e também para potencializar o entendimento e compreensão de temas mais amplos, como o ciclo da água no corpo, na natureza e na cidade. Métodos: Utilização de músicas que apresentam temas relacionados com o conteúdo aplicado juntamente com o desenvolvimento de cartazes e desenhos onde os alunos podem expressar o conhecimento absorvido de forma visual, todos dentro de um contexto cultural e artístico específico que é vivenciado por cada criança no seu dia-a-dia. Resultados: Foi possível observar que o interesse das crianças, pelos assuntos expostos, aumentou quando estes (assuntos) passaram a ser tratados através de músicas. Ainda conseguiu-se observar que com a música as crianças passaram a compreender melhor conceitos e conteúdos, que quando passados de forma expositiva ou em forma de textos e ilustrações, geravam desinteresse e dessa forma a não fixação do conteúdo. Com o aumento gradativo do interesse das crianças pelos temas abordados foi possível aprofundar e ampliar o conteúdo condizente com a temática do projeto. Esse interesse ainda fez com que as crianças ficassem menos agitadas e trabalhassem melhor em grupo, o que reforça a organização e interação aluno-aluno, além de auxiliar a construção de valores e permitir a consolidação do ensino de educação ambiental em todas as suas vertentes.pt
dc.format.extent31-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleA música como recurso para o ensino de educação ambientalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Bioquímica e Microbiologia, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-31.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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