You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBortolazzo, Mariana-
dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:15Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:15Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/280-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 78, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143221-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143221-
dc.description.abstractIntrodução: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa (CNPq/PIBIC) que tem sua base material na produção de diários, escritos por crianças, em condição de produção concomitante e “paralela” às tarefas escolares. Os diários, documentos pouco estudados e valorizados no mundo contemporâneo (CUNHA, 2008), podem ser fontes de resgate da memória, de reconstrução histórica, de registros autobiográficos ou como um instrumentodidático- pedagógico. É a partir desta característica que se desenvolve esta proposta de pesquisa: de como crianças, de 6 a 14 anos de idade, em um projeto de acompanhamento escolar, tecem considerações acerca do ato de escrever e de ler. O projeto de acompanhamento escolar se configura como um prolongamento do Projeto de Educação de Jovens e Adultos - PEJA (PROEX/UNESP), tendo iniciado suas atividades em vista às necessidades das crianças, filhos e filhas dos educandos participantes do PEJA. O projeto de acompanhamento escolar acontece na cidade de Rio Claro-SP, atende cerca de 30 crianças e recebe o apoio da ONG NÚCLEO ARTEVIDA. Objetivos: Neste trabalho, o foco está nos textos escritos, pelas crianças, nos diários, e tem como objetivo levantar e analisar o que dizem [por meio dos registros nos diários] sobre suas práticas de leitura: tanto a leitura de mundo quanto a leitura da palavra (FREIRE, 1993). Métodos: Os diários, concebidos como um instrumento didático-pedagógico (MACHADO,1998), são produzidos pelas crianças em encontros semanais e em outros espaços. Ao acatar a proposta de escrita do diário, explicita-se a sua função de prática e de reflexão, cria-se instrumento que tem proximidade com a criança, e para elas abre-se um espaço de possibilidades para dizer sobre qualquer assunto de sua preferência: algum fato marcante da escola, do projeto, de casa, algum aprendizado novo e também de alguma leitura que tenham feito. A partir da leitura dos registros, são feitas considerações sobre as práticas de leitura registradas pelos próprios autores dos diários. Resultados: Análises preliminares têm nos indiciado a presença de práticas disseminadas que estreitam relações entre uma leitura de mundo e a leitura da palavra, de modo a torná-las mais vivas. Acreditamos que os trabalhos desenvolvidos que tem como base material a produção de diários por crianças, vem sendo bastante significativo para a realização da pesquisa apresentada, já que contribuem para ampliar as discussões e reflexões pertinentes ao campo das linguagens, principalmente no que diz respeito às práticas de leitura e escrita.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent78-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleConsiderações acerca das práticas de leitura relatadas em diários escritos por criançaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-78.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.