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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143251
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zucherato, Bruno | - |
dc.contributor.author | Biazotto, Rodolfo Ferreira | - |
dc.contributor.author | Freitas, Maria Isabel Castreghini de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:43:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:20Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:43:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:20Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/303 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 103, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143251 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143251 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As políticas inclusivas atuais apontam para a inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino, o que exige por parte dessas instituições uma certa adequação de seus conteúdos e materiais de aprendizado. Atentando a essa demanda o projeto de extensão “Cartografia Tátil e Mapavox: uma alternativa para construção de mapas e jogos táteis” vem acompanhando as atividades ligadas ao ensino de geografia da escola EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin – José Benedito Carneiro” Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais – EE - Araras, SP. Desenvolvendo materiais que auxiliem no ensino com a produção de maquetes, mapas, jogos e gráficos táteis. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das práticas realizadas na área de estudo no que se referem aos gráficos táteis: histogramas e setogramas, apresentando as técnicas utilizadas na produção do material, como uma alternativa de ensino para deficientes visuais, o trabalho teve como subsídio a iniciação científica desenvolvida na mesma temática denominada “O estudo sobre a utilização de gráficos e mapas temáticos táteis por alunos cegos e de baixa visão”. Métodos: A metodologia utilizada para a construção do material tátil consistiu na inserção dos alunos em um processo de pesquisa, incluindo-os na elaboração do material, coletando os dados que seriam representados nos gráficos, organizando esses dados e construindo o gráfico, esse processo acaba viabilizando uma integração entre a formação do conceito espontâneo em integração com a formação do conceito mediado. Todas as etapas de construção dos gráficos transmitidas aos alunos foram anteriormente testadas em laboratório, buscando respeitar a apreensão dos alunos acerca da realidade, atentando para a agradabilidade das texturas, o contraste das cores bem como do tamanho e a forma do material utilizado e construído. Resultados: O material construído se apresentou satisfatório com relação aos objetivos propostos, o conjunto construído mostrou que a alternativa utilizada para o ensino de deficientes visuais: cegos e de baixa visão é válida, sendo que os alunos ao participarem da elaboração do conteúdo teórico do material, apreenderam o conhecimento transmitido. Atualmente se encontra em fase de elaboração a inserção de recursos sonoros no material didático construído, bem como a elaboração de um caderno guia para transmitir as idéias e técnicas elaboradas pela pesquisa para professores de educação convencional e especial. | pt |
dc.format.extent | 103 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | Aplicações de gráficos táteis de histogramas e setogramas para alunos cegos e de baixa visão: uma prática inclusiva | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2009-05-02-103.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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