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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143251
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZucherato, Bruno-
dc.contributor.authorBiazotto, Rodolfo Ferreira-
dc.contributor.authorFreitas, Maria Isabel Castreghini de-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:20Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:57Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:20Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/303-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 103, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143251-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143251-
dc.description.abstractIntrodução: As políticas inclusivas atuais apontam para a inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino, o que exige por parte dessas instituições uma certa adequação de seus conteúdos e materiais de aprendizado. Atentando a essa demanda o projeto de extensão “Cartografia Tátil e Mapavox: uma alternativa para construção de mapas e jogos táteis” vem acompanhando as atividades ligadas ao ensino de geografia da escola EMIEE “Maria Aparecida Muniz Michelin – José Benedito Carneiro” Deficientes Auditivos e Deficientes Visuais – EE - Araras, SP. Desenvolvendo materiais que auxiliem no ensino com a produção de maquetes, mapas, jogos e gráficos táteis. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das práticas realizadas na área de estudo no que se referem aos gráficos táteis: histogramas e setogramas, apresentando as técnicas utilizadas na produção do material, como uma alternativa de ensino para deficientes visuais, o trabalho teve como subsídio a iniciação científica desenvolvida na mesma temática denominada “O estudo sobre a utilização de gráficos e mapas temáticos táteis por alunos cegos e de baixa visão”. Métodos: A metodologia utilizada para a construção do material tátil consistiu na inserção dos alunos em um processo de pesquisa, incluindo-os na elaboração do material, coletando os dados que seriam representados nos gráficos, organizando esses dados e construindo o gráfico, esse processo acaba viabilizando uma integração entre a formação do conceito espontâneo em integração com a formação do conceito mediado. Todas as etapas de construção dos gráficos transmitidas aos alunos foram anteriormente testadas em laboratório, buscando respeitar a apreensão dos alunos acerca da realidade, atentando para a agradabilidade das texturas, o contraste das cores bem como do tamanho e a forma do material utilizado e construído. Resultados: O material construído se apresentou satisfatório com relação aos objetivos propostos, o conjunto construído mostrou que a alternativa utilizada para o ensino de deficientes visuais: cegos e de baixa visão é válida, sendo que os alunos ao participarem da elaboração do conteúdo teórico do material, apreenderam o conhecimento transmitido. Atualmente se encontra em fase de elaboração a inserção de recursos sonoros no material didático construído, bem como a elaboração de um caderno guia para transmitir as idéias e técnicas elaboradas pela pesquisa para professores de educação convencional e especial.pt
dc.format.extent103-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleAplicações de gráficos táteis de histogramas e setogramas para alunos cegos e de baixa visão: uma prática inclusivapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-103.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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