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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarcondes, Fernanda Fernandez-
dc.contributor.authorCosta, Maria Angélica Martins-
dc.contributor.authorBarros, Carolina Aparecida-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:21Z-
dc.date.available2016-08-24T12:43:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1004-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 9, n. 3, p. 192, 2013.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143259-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143259-
dc.description.abstractA sustentabilidade é um dos temas mais abordados atualmente e é imprescindível que a sua importância seja discutida e destacada para as crianças, afinal, elas são as responsáveis pelo futuro do planeta. Desta forma, o projeto alia a necessidade da educação ambiental com uma importante questão envolvida pelos projetos universitários, que é a abrangência da extensão. A zona rural, na maioria das vezes, não é contemplada com projetos de extensão, pois são áreas longínquas e de difícil acesso. Isto motivou o desenvolvimento e a atenção deste projeto para com estas escolas e crianças da educação infantil. Os objetivos foram desenvolver nas crianças a consciência dos problemas ambientais, bem como a compreensão de que nossas atitudes influenciam diretamente no futuro do planeta, ensinando como podemos agir de forma consciente e sustentável nas práticas do dia a dia. Para o desenvolvimento deste projeto são utilizadas aulas expositivas com fotos, vídeos e brincadeiras, a fim de obter maior atenção e comprometimento dos alunos com o assunto. Os temas abordados são: meio ambiente, poluição, economia de água e reciclagem. A aula foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Terezinha Oliveira, localizada no bairro Pacova a 52,9 km da cidade de Itapeva-SP. As crianças, que tem entre 3 e 5 anos foram extremamente receptivas e participativas durante a aula, identificando os problemas ambientais e propondo soluções para. Em seguida, foi aplicado um teste de assimilação de conteúdo, no qual cerca de 85% das crianças obtiveram nota máxima. Também foram feitas pinturas com guache, em cartolina e em tela. Em geral, observou-se a importância de levar projetos de extensão às áreas afastadas da cidade. Isso foi refletido no carinho e atenção dados por cada um dos alunos e na importância que eles, diretores, coordenadores e professores da rede pública deram a nossa visita e ao desenvolvimento do projeto.pt
dc.format.extent192-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectAmbientept
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectZona ruralpt
dc.titleProjeto de extensão da UNESP de Itapeva leva a educação ambiental para a zona ruralpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Industrial Madeireira, Câmpus Experimental de Itapeva-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2013-09-03-192.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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