You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, William Carlos de-
dc.contributor.authorMoraes, Érica da Silva-
dc.contributor.authorSouza, Sérgio-
dc.contributor.authorLourenção, Aparecido-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:23Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:23Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/306-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 106, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143271-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143271-
dc.description.abstractIntrodução: O futebol pode desenvolver um acervo de benefícios e experiências corporais bastante diversificadas, podendo aproveitar essas habilidades no desenvolvimento bio-sóciocultural de quem o pratica, e no caso do aprimoramento técnico, utilizar essa gama adquirida na modalidade, em outras atividades desportivas. A relevância do projeto da Escolinha de Futebol na UNESP se dá pelo fato de permitir que qualquer adolescente, independentemente da sua classe social, grupo étnico ou habilidades específicas, possa participar livremente do projeto. Objetivos: O projeto tem como finalidade ensinar o futebol e utiliza-lo como meio educativo e socilizador, proporcionando benefícios como: agilidade, senso coletivo, criatividade, persistência, superação, solidariedade, noções espaços-temporais, responsabilidade, senso organizacional e através de testes analisar a melhora do preparo físico que o futebol pode proporcionar aos adolescentes. Além do ensino do futebol propriamente dito, almejamos arduamente colocar em discussão as facetas da convivência em grupos, desenvolvendo a cidadania e a incorporação de um estilo de vida saudável. Métodos: As aulas acontecem as terças e quintas totalizando seis horas semanais, sendo que, os alunos são divididas em duas categorias: de 13 a 14 (sub-14), 15 a 16 (sub-16) anos. Mensalmente são aplicados os seguintes testes de capacidades aerobias e anaeróbias: Wingate, Rast, Squat Jump (SJ) e Counter Movement Jump (CMJ). Simultaneamente, são realizadas reuniões para leituras e aprofundamento teórico, onde são levantadas questões como: qual o papel social das escolinhas de futebol em um país onde a cultural pela prática do futebol predomina? Resultados: A Escolinha tem participado de campeonatos municipais, regionais e nacionais, evitando desenvolver o espírito de competitividade descontextualizado. Não há resultados parciais dos testes alplicados já que a pesquisa ainda esta em andamento. O projeto vem cumprindo satisfatoriamente suas atividades e seus objetivos, dando aos adolescentes a oportunidade de inserção e participação social, melhorando sua qualidade de vida, e, por conseguinte, da comunidade.pt
dc.format.extent106-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titleA formação de cidadãos através dos benefícios que o futebol proporcionapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-106.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.