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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143303
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCaccia-Bava Júnior, Augusto-
dc.contributor.authorFonseca, Sérgio Azevedo-
dc.contributor.authorTesta, Lucas Leonardo Menezes Della-
dc.contributor.authorTakaoka, Regis-
dc.contributor.authorMoço, Vanessa de Santis-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:06Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:27Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:06Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:27Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/259-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 41-42, 2006.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143303-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143303-
dc.description.abstractIntrodução: Um projeto de extensão também pode se iniciar pelo reconhecimento, pela universidade, da importância da criação de laços permanentes com uma comunidade ativa, em um bairro periférico de uma cidade: no caso Araraquara. Assim se iniciou, em 1997 a aproximação de estudantes e professores com educadores da escola Henrique Scabello, até o ano de 2003 quando se entrelaçaram com agentes comunitários de saúde e demais integrantes do Programa de Saúde da Família, o PSF, no bairro Jardim das Hortênsias. Primeiramente, sobre a forma de encontros, para compreensão das distintas culturas enraizadas lá e cá. Posteriormente, através de pesquisa, para identificação da urgência de se intervir junto a meninas, a partir dos dez anos de idade, até mulheres com cinqüenta anos, sem recursos financeiros e orientação para utilização de absorventes, durante o ciclo menstrual. Objetivos: A instalação de uma unidade de produção de absorventes, no bairro Jardim das Hortênsias, o atendimento a mais de 1300 meninas e mulheres, com vistas a promover seus direitos integrais à Saúde, tornou-se o objetivo do projeto UPA, de um ponto de vista técnico e científico, como de um ponto de vista cultural. Métodos: Análise da situação atual, levantamento de campo, constituição de um grupo interdisciplinar, de estudantes de Administração Pública, Economia, Ciências Sociais que, junto com professores e membros da comunidade, conceberam um fluxograma, como redes de informação e implementação, através de parcerias interinstitucionais. Resultados: já atingidos, nos anos de 2003 e 2005 foram: mobilização de mães das crianças e adolescentes do bairro para discussão da saúde feminina, mobilização de professores da escola, mobilização dos agentes comunitários de saúde e estudantes universitários, para ações solidárias de levantamento metódico de dados como de análise de situações, contatos com múltiplas instituições locais e estaduais para estudo de viabilidade. O projeto premiado permitiu viagem de estudantes com integrantes da comunidade do bairro a outros estados, para troca de experiência e tem motivado a realização deseminários internos no campus universitário, com a participação permanente de cerca de trinta estudantes, como a participação de integrantes do bairro projetado para recebê-lo. O projeto recebeu, em 2005, o 5o lugar no prêmio nacional FENEAD.pt
dc.format.extent41-42-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titleProjeto UPA: implantação de uma unidade de produção de absorventes, num bairro periférico de Araraquarapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Administração Pública, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2006-02-41-42.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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