Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143307
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes Junior, Estevão Conceição | - |
dc.contributor.author | Bento, Ana Claudia | - |
dc.contributor.author | Andrade, Luiz Henrique de | - |
dc.contributor.author | Perusi, Maria Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:44:07Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:27Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:44:07Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143307 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143307 | - |
dc.description.abstract | Introdução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE. Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa. | pt |
dc.format.extent | 46 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Biológicas | pt |
dc.subject | Meio ambiente | pt |
dc.title | A utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de Ourinhos | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.