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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes Junior, Estevão Conceição-
dc.contributor.authorBento, Ana Claudia-
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Henrique de-
dc.contributor.authorPerusi, Maria Cristina-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:07Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:27Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:07Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/618-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 46, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143307-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143307-
dc.description.abstractIntrodução: As práticas de ensino em sua totalidade podem permitir uma difusão mais ampla do conhecimento em qualquer que seja a área de atuação. Nesse sentido, os materiais didáticos, quando utilizados adequadamente, surgem como um importante recurso potencializador da relação ensino/aprendizagem, no caso específico, voltado para a educação em solos. Com essa finalidade, para subsidiar conteúdos pertinentes à classificação e fatores de formação dos solos, ressaltando suas peculiaridades e correlacionando-as com as práticas de conservação, propuseram-se a elaboração de um jogo, dentro dos moldes do Super Trunfo, o Super Solos, que faz parte do acervo de materiais didáticos do projeto de extensão universitária COLÓIDE.  Um dos quatro quesitos de cada carta do Super Solos é o ''potencial erosivo'', identificado como baixo, médio, alto e muito alto, instigando os usuários quanto ao por que dessa classificação e como se manifestam na paisagem cada uma dessas características. Objetivos: Produzir material didático interativo que permita com que os usuários, de forma lúdica, identifiquem diferentes classes de solos a partir de suas características físicas, químicas, bióticas, vulnerabilidades e potencialidades; popularizar a educação em solos; pesquisar em livros didáticos de que forma são trabalhados os conteúdos ao tema. Métodos: Para elaboração do jogo, demandou-se intensa pesquisa bibliográfica como no Manual Técnico de Pedologia (IBGE, 2007). Os quatro quesitos abordados em cada carta do Super Solos são: espessura do perfil, ocupação no Brasil, ocupação na Região Sudeste e potencial erosivo. As cartas, total de 44, vêm com o perfil de solo de interesse e as respectivas informações. A impressão é colorida e o material foi plastificado para garantir sua durabilidade. Foi feita uma pesquisa no apostilado do Sistema Ético com a finalidade de identificar e avaliar o conteúdo pertinente à Pedologia. O jogo foi utilizado com alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Instituto de Ensino Sant'Anna. Resultados: A partir da aplicação desse jogo com alunos do Ensino Médio, percebeu-se um notável interesse por parte dos mesmos em compreender os conceitos pedológicos, pouco expressivos nos livros didáticos. Desta forma, o uso do jogo permitiu com que educação em solos e a conseqüente aprendizagem se tornasse significativa.pt
dc.format.extent46-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectMeio ambientept
dc.titleA utilização do super solos como recurso potencializador da relação ensino/aprendizagempt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de Ourinhos-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-46.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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