You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartini, Rener Busso de-
dc.contributor.authorBertolucci, Heidi Miriam-
dc.contributor.authorGonçalves, Marcos Antônio Barbieri-
dc.contributor.authorMarino, Michele Andréia-
dc.contributor.authorAbe, Denise Sayuri-
dc.contributor.authorSouza, Eric Vinicius de-
dc.contributor.authorVajani, Daniel Pontes Pereira-
dc.contributor.authorFelício, Rafael Gomi-
dc.contributor.authorCamila, Daiane-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Amilton José da-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:29Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:09Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/224-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 31, 2007.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143319-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143319-
dc.description.abstractIntrodução: Inserido no maior bairro de Assis, este projeto visa integrar as Comunidades Acadêmica e Assisense através de um grupo já existente chamado “Associação de Líderes Comunitários da Vila Prudenciana de Assis”. Este grupo é formado por aproximadamente oitenta “líderes” que têm o compromisso de representar a população estimada em 800 pessoas no referido bairro. Criado a partir da iniciativa de um Padre (Pe. Vicente), tem por objetivo dar formação inicialmente aos líderes, instrumentalizando-os no acompanhamento de grupos. Nota-se que no imaginário popular da cidade circula a idéia de que esse bairro é palco de alto índice de violência (física e psíquica), daí o convite para a inserção das contribuições da universidade. Objetivos: Mais que integrar a população com a universidade, o projeto busca desfazer uma pré-concepção enclausurante de subjetividades marcada pela desigualdade social e cultural. Outra proposta do projeto é ampliar os conhecimentos em diversas áreas e, conseqüentemente criar possibilidades ao cidadão para que possa habitar novos lugares – sociais, econômicos, culturais e subjetivos. Essas possibilidades nada mais são do que oferecer condições de apropriação dos direitos humanos por esta população. Métodos: Para levantar informações sobre as necessidades da população atendida, problematizá-las e propor alternativas, o projeto conta com a participação de alunos dos diversos cursos do campus de Assis intentando, assim, que o conhecimento possa ser transversalizado. Neste sentido, os alunos buscam se inserir nas atividades desenvolvidas pelos líderes de modo a proporcionar momentos de escuta das demandas da comunidade. Delineadas essas demandas, são oferecidos palestras, cursos e oficinas que têm por objetivo a construção de subsídios teóricos e práticos juntamente com a comunidade, evitando assim que os agenciamentos se dêem de maneira vertical. Resultados: Os alunos dos diversos cursos podem antecipar sua prática profissional através deste projeto, posto que levam seus conhecimentos de modo a contribuir cultural, social, educacional e politicamente, desenvolvendo sua função de agentes sociais. No que se refere à comunidade, o Projeto oferece espaços de expressão da demanda e, aos agentes, uma possibilidade de reflexão.pt
dc.format.extent31-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectDireitos humanospt
dc.titleUsina de sonhos com realidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de Assis-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2007-03-31.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.