Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143336
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rafael César Ferrari dos | - |
dc.contributor.author | Beneti, Ninfa Lima | - |
dc.contributor.author | Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha | - |
dc.contributor.author | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:44:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:31Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:44:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/281 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 79, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143336 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143336 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente estudo vinculado ao laboratório de atividades lúdico-recreativas (LAR) do curso de Educação Física da FCT-UNESP/Pres. Prudente, aborda a importância e o papel da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças diagnosticadas com dislexia. Considerando que os aspectos psicomotores (organização espacial, lateralidade, esquema corporal entre outros) são fatores importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois enriquecem as suas possibilidades de desenvolvimento no que se refere á apropriação de conceitos e formas diferenciadas de pensar, por meio de experiências, o citado projeto de intervenção foi estruturado. Objetivos: Evidencia-se também que é na fase escolar que as crianças constroem, com base no seu esquema corporal, a sua estruturação e orientação no espaço e no tempo, propiciando a progressiva exigência dos recursos motores, cognitivos, afetivos e sociais, fato que torna fundamental a verificação do nível de desenvolvimento psicomotor e a identificação dos déficits apresentados por crianças com dislexia na fase escolar. Métodos: O presente projeto se desenvolve a partir de um programa de atividades baseadas nas técnicas lúdico-recrativas, em que participam 05 crianças que foram submetidas a uma avaliação baseada na escala do desenvolvimento motor (EDM) para identificar seus níveis de desenvolvimento psicomotor. No programa de atividades lúdico-recreativas são realizadas sessões semanais com os sujeitos, com duração de quarenta e cinco minutos, de forma a propiciar novas e diferenciadas atividades que estimulem o seu desenvolvimento psicomotor. No final do período letivo aplica-se novamente a avaliação motora com objetivo de verificar as evoluções e superações obtidas pelas crianças ao longo do processo de intervenção. Resultados: Pode-se afirmar, a partir dos resultados obtidos, que os 05 sujeitos participantes do programa evoluíram significativamente nos aspectos de motricidade fina, esquema corporal e organização espacial, assim como nos demais aspectos psicomotores conseguiram uma boa manutenção. Conclusão: Diante disso pode-se considerar que as atividades lúdicas, baseadas na psicomotricidade, contribuem de maneira satisfatória para o desenvolvimento psicomotor das crianças com dislexia e pode ser uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento no âmbito escolar e social. | pt |
dc.format.extent | 79 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Biológicas | pt |
dc.subject | Saúde | pt |
dc.title | Psicomotricidade: uma ferramenta norteadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dislexia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2009-05-02-79.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.