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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Rafael César Ferrari dos-
dc.contributor.authorBeneti, Ninfa Lima-
dc.contributor.authorMastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha-
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:31Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:14Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/281-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 79, 2009.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143336-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143336-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo vinculado ao laboratório de atividades lúdico-recreativas (LAR) do curso de Educação Física da FCT-UNESP/Pres. Prudente, aborda a importância e o papel da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças diagnosticadas com dislexia. Considerando que os aspectos psicomotores (organização espacial, lateralidade, esquema corporal entre outros) são fatores importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois enriquecem as suas possibilidades de desenvolvimento no que se refere á apropriação de conceitos e formas diferenciadas de pensar, por meio de experiências, o citado projeto de intervenção foi estruturado. Objetivos: Evidencia-se também que é na fase escolar que as crianças constroem, com base no seu esquema corporal, a sua estruturação e orientação no espaço e no tempo, propiciando a progressiva exigência dos recursos motores, cognitivos, afetivos e sociais, fato que torna fundamental a verificação do nível de desenvolvimento psicomotor e a identificação dos déficits apresentados por crianças com dislexia na fase escolar. Métodos: O presente projeto se desenvolve a partir de um programa de atividades baseadas nas técnicas lúdico-recrativas, em que participam 05 crianças que foram submetidas a uma avaliação baseada na escala do desenvolvimento motor (EDM) para identificar seus níveis de desenvolvimento psicomotor. No programa de atividades lúdico-recreativas são realizadas sessões semanais com os sujeitos, com duração de quarenta e cinco minutos, de forma a propiciar novas e diferenciadas atividades que estimulem o seu desenvolvimento psicomotor. No final do período letivo aplica-se novamente a avaliação motora com objetivo de verificar as evoluções e superações obtidas pelas crianças ao longo do processo de intervenção. Resultados: Pode-se afirmar, a partir dos resultados obtidos, que os 05 sujeitos participantes do programa evoluíram significativamente nos aspectos de motricidade fina, esquema corporal e organização espacial, assim como nos demais aspectos psicomotores conseguiram uma boa manutenção. Conclusão: Diante disso pode-se considerar que as atividades lúdicas, baseadas na psicomotricidade, contribuem de maneira satisfatória para o desenvolvimento psicomotor das crianças com dislexia e pode ser uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento no âmbito escolar e social.pt
dc.format.extent79-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectSaúdept
dc.titlePsicomotricidade: uma ferramenta norteadora no processo de ensino-aprendizagem de crianças com dislexiapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2009-05-02-79.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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