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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143348
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJerônimo, Denise Dantas-
dc.contributor.authorPerozzi, Andressa Bigoni-
dc.contributor.authorNunes, João Osvaldo Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:33Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:16Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/610-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 33, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143348-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143348-
dc.description.abstractIntrodução: O jogo na concepção sócio-interacionista(1) pressupõe que o indivíduo aprende e desenvolve sua estrutura cognitiva ao lidar com jogos regrados1,2, isto porque o próprio jogo está impregnado de aprendizagem e ao lidar com suas regras permite ao indivíduo a compreensão do conjunto de conhecimentos vinculados a ele. A importância do jogo está na aproximação da criança ao conhecimento científico e a sua vivência durante a resolução de problemas durante um jogo. Objetivos: Elaborar e aplicar o jogo de cartas Impacto e o Quebra-Cabeça, para o Ensino Fundamental (EF) e Médio (EM), durante o evento Dia Nacional de Conservação do Solo promovido pelo Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos da FCT/UNESP. Métodos: O jogo de cartas Impacto e os quebra-cabeças foram desenvolvidos para trabalhar os conteúdos de conservação do solo a partir de imagens de paisagens, os mesmos foram elaborados com papel, cartolina e revestido de adesivo plástico. O jogo de cartas foi baseado no jogo SuperTrunfo® da empresa Grow, desenvolvido com 24 cartas, e os quebra-cabeças no jogo convencional, que foram escolhidas 10 imagens diferentes. O jogo Impacto foi aplicado em 152 alunos, entre o EF e EM. Os jogos de quebra-cabeças foram aplicados em 133 alunos, do EF. Resultados: Uma grande mudança positiva observada com a utilização desses recursos didáticos, Impacto e os quebra-cabeças, está na comparação entre as visitas recebidas anteriormente a elaboração deles e agora com seu uso. Os alunos ficam mais motivados e como consequência, notamos um aumento da atenção durante as explicações dos monitores, além do maior interesse em participar das discussões propostas durante a explicação e durante a atividade. A utilização do jogo Impacto e dos quebra-cabeças mostrou ser uma excelente alternativa para atuar como um elemento facilitador no processo de aprendizagem, contribuindo também para a formação de pessoas capazes de compreender a utilização dos recursos naturais e como preservá-los oferecendo-lhes subsídios para o pleno exercício democrático da cidadania.Referências: 1 KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. 2 OLIVEIRA. E. S. G.; et al. O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista...ensinar é necessário, avaliar é possível. Rio de Janeiro, UERJ. 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/171-TC-D4.htm. Acessado em: fev de 2011.(1) De acordo com Oliveira et al.2 (2004) a abordagem sócio - interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro.pt
dc.format.extent33-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectHumanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleConservação dos solos: aprender jogandopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-03-33.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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