Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Juliana da Luz | - |
dc.contributor.author | Bigoni, Leonice | - |
dc.contributor.author | Künzli, Ruth | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T12:44:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:50:33Z | - |
dc.date.available | 2016-08-24T12:44:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:50:33Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/298 | - |
dc.identifier.citation | Revista Ciência em Extensão, v. 5, n. 2, p. 96, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1679-4605 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143351 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143351 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os museus são atualmente reconhecidos por sua missão cultural, que, além das funções de preservar, conservar, pesquisar e expor, apresentam-se também como campo fértil para as práticas educativas. O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da FCT/UNESP de Presidente Prudente tem o compromisso de colocar-se a serviço de uma sociedade em constante transformação, orientando os trabalhos desenvolvidos a fim de sensibilizar os visitantes sobre o seu patrimônio cultural, empreendendo um diálogo constante com os diferentes públicos que o freqüentam. Objetivos: Encantamento, curiosidade, descoberta, diversão, prazer, passeio, sociabilidade, debate, pesquisa, trabalho de campo e aprendizagem são os objetivos do CEMAARQ. Métodos: No CEMAARQ são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Arqueologia Pré-histórica e Antropologia e divulgadas através dos três seguintes projetos: o “Projeto Museu-escola, dialogando com a interdisciplinaridade”, o“Projeto Circuito Científico Cultural” e o “Projeto Ciência na Unesp”, bem como através de apresentações em Congressos e publicações. Esses projetos contam com um total de sete bolsistas e oito docentes dos vários departamentos da Unidade. A equipe de monitores está capacitada para atender os diferentes públicos, tanto em função de várias idades, bem como com formações diversas, adequando os conteúdos e as atividades de acordo com os objetivos e nível de compreensão e interesse de cada um (faixa etária, grau de escolaridade, objetivo da visita e portadores de deficiências), fazendo com que as visitas sejam recebidas como atividades interativas para que aprendam e se interessem pelas exposições. Para tanto, são desenvolvidas atividades como “Hora da Lenda/Teatro de Fantoches, Hora da Música, Sensibilidade Tátil, além de várias brincadeiras. Resultados: Os trabalhos, de caráter educativo e interativo têm feito crescer o público no museu e nos demais setores que se incluem no Projeto chamado Circuito Científico Cultural, o mesmo ocorrendo também nas semanas comemorativas que são realizadas durante o ano, tais como “Semana do Índio”, “Semana Nacional de Museus”, e “Semana do Folclore”, realizadas dentro e fora do Campus. Hoje, o público anual do Museu ultrapassa os 14.000 visitantes e com um resultado muito satisfatório, o que pode ser constatado através das avaliações aplicadas ao final das visitas, quando os professores podem expressar a sua opinião sobre o aprendizado de seus alunos e fazer sugestões, as quais servem de retro-alimentação para as atividades do CEMAARQ. | pt |
dc.format.extent | 96 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | PROEX | - |
dc.subject | Humanas | pt |
dc.subject | Cultura | pt |
dc.title | O papel educacional do CEMAARQ: desafios e transformações conceituais, valorizando a educação e atraindo mais público | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1679-4605-2009-05-02-96.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Ciência em Extensão | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.