You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavassan, Osmar-
dc.contributor.authorWeiser, Veridiana de Lara-
dc.contributor.authorRissi, Mariana Ninno-
dc.contributor.authorRibeiro, Job Antonio Garcia-
dc.contributor.authorJoanitti, Sabrina Anselmo-
dc.contributor.authorCamargo, Flaviana Cristina-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:35Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:19Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/546-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 153, 2011.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143362-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143362-
dc.description.abstractIntrodução: Atividades desenvolvidas no ambiente natural, como em uma trilha, vão além de uma simples aula prática, pois, dependendo de como esta é organizada, pode permitir que o aluno elabore suas próprias interpretações dos conteúdos envolvidos e raciocine sobre e através dos fenômenos naturais com um diferencial, o de estar no ambiente a ser estudado, vivendo aquele momento, o que envolve a percepção e, inclusive, valores estéticos. Objetivos: Buscou-se, portanto, neste trabalho, propor aos professores do ensino fundamental uma atividade de campo com o objetivo de proporcionar aos seus alunos o conhecimento da biodiversidade do cerrado, através de um contato direto com fragmentos deste tipo de vegetação. Material e métodos: Desde o ano de 2006 foi organizada a atividade Passeando e aprendendo no cerrado em parceria com o Centro de Divulgação e Memória da Ciência e Tecnologia (CDMCT), vinculado ao curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da UNESP de Bauru. A atividade utilizou-se das seguintes estratégias: recepção dos alunos (apresentação dos monitores-socialização/levantamento de concepções prévias sobre o cerrado e suas plantas e animais/abertura para discussão específica de diferentes temas de interesse do professor); percurso pela trilha no cerrado (baseada na proposição de problemas pelos monitores aos alunos); volta ao local de recepção (lanche/discussão dos problemas colocados pelos monitores no campo/fechamento da atividade). Resultados: O resultado obtido foi a participação de dezenas de turmas turmas, com mais de mil alunos recebidos e o reconhecimento desta atividade dentro da própria universidade e entre os professores da região, os quais a avaliaram positivamente. Conclusão: Considera-se, enfim, a importância de tal iniciativa, oferecendo aos professores opções de trabalho fora da sala de aula de forma organizada e com acompanhamento de monitores preparados, complementando ou iniciando seu trabalho sobre a biodiversidade do cerrado e tornando-o mais motivador.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.format.extent153-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectMeio ambientept
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectAmbientes naturaispt
dc.subjectCerradopt
dc.titlePasseando e aprendendo no cerradopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica), Instituto de Biociências de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-153.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.