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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143373
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lucia Messias Fialho-
dc.contributor.authorSantos, Caio Cesar Portella-
dc.contributor.authorCusinato, Caroline-
dc.contributor.authorLepre, Rita Melissa-
dc.date.accessioned2016-08-24T12:44:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:50:37Z-
dc.date.available2016-08-24T12:44:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:50:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1295-
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 12, n. 2, p. 61-69, 2016.-
dc.identifier.issn1679-4605-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143373-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143373-
dc.description.abstractThe university extension project “Education and Social Psychology: Emancipatory Activities in Ferradura Mirim District" was started in 2007 in the Bauru neighborhood of the same name, and its main goal was to stimulate critical-reflective development in a group of about 25 to 30 young people aged thirteen to eighteen years old. Meetings were held weekly in a space provided by a social project established in the neighborhood, focusing on human rights education, integration, and active citizenship, considering the social and cultural reality in which the participants were living. The activities and thematic discussions of topics such as school, prejudice, life goals, environment, and sexuality were observed to stimulate critical thinking and the development of solid group discussions. A main result was an increased ability of the young participants to interact. This type of extension project, with adoption of a methodology involving research-action can generate interesting research outcomes and contribute to the training and development of individuals.en
dc.description.abstractEl proyecto de extensión denominado "Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim” (Educación y Psicología Social: la búsqueda de una acción emancipadora en el Distrito Ferradura Mirim) se inició en 2007 en el barrio del mismo nombre, cuyo objetivo principal es proporcionar la formación críticoreflexiva de un grupo de 25 a 30 jóvenes de edades comprendidas entre trece y dieciocho años. Las reuniones fueron semanales en un espacio proporcionado por un proyecto social establecido en el barrio, y se centró lla educación en derechos humanos,la integración y la ciudadanía activa, teniendo en cuenta la realidad social y cultural de los los participantes. Por medio de las actividades y discusiones temáticas - tales como la escuela, los prejuicios, proyecto de vida, el medio ambiente y la sexualidad, observamos movimientos de pensamiento crítico y la formación de un sólido grupo de discusiones. Como resultado principal sobresale la ampliación de la capacidad de diálogo de los jóvenes participantes y la constatación de que los proyectos de extensión que adoptan los principios de la investigación-acción como metodología pueden generar procesos y productos interesantes de investigación ademásde formación y desarrollo de personas.es
dc.description.abstractO Projeto de extensão denominado “Pedagogia e Psicologia Social: em busca de uma ação emancipadora no Bairro Ferradura Mirim” teve início no ano de 2007, no bairro de mesmo nome, tendo como objetivo principal propiciar a formação crítica-reflexiva de um grupo de 25 a 30 jovens com idade entre treze e dezoito anos. Os encontros ocorreram semanalmente em um espaço cedido por um projeto social estabelecido no bairro, enfocando a educação em direitos humanos, a integração e a cidadania ativa, considerando-se a realidade social e cultural em que os participantes estavam inseridos. Por meio das atividades desenvolvidas e discussões de temáticas – como escola, preconceito, projeto de vida, meio ambiente e sexualidade–, foi possível observar movimentos de reflexões críticas e a formação de um grupo sólido de discussões. Como resultado principal, destaca-se a expansão da capacidade de dialogar dos jovens participantes e a constatação de que projetos de extensão que adotem os princípios da pesquisa-ação como metodologia podem gerar processos e produtos interessantes de pesquisa e de formação e desenvolvimento de pessoas.pt
dc.format.extent61-69-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePROEX-
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectUniversity extension programen
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectCiudadaníaes
dc.subjectDerechos humanoses
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectExtensión universitariaes
dc.subjectPsicologíaes
dc.subjectCiências humanaspt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectDireitos humanospt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectExtensã universitáriapt
dc.subjectPsicologiapt
dc.titleExperiência com adolescentes em situação de vulnerabilidade socialpt
dc.title.alternativeExperience with teenagers in situations of social vulnerabilityen
dc.title.alternativeExperiencia con adolescentes en situación de vulnerabilidad sociales
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru (FC), Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Coletiva-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2016-12-02-61-69.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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